Soneca no mar

Depois de um longo dia, nada melhor que deitar na cama e dormir tranquilo para recuperar as energias, certo? Pois saiba que os humanos não são os únicos que precisam de descanso. Os animais também dormem, ora!

Nossa leitora Alice Parreiras já sabia disso, e começou a pensar em como os bichos fazem para tirar uma soneca. Aí veio a dúvida: como será que os golfinhos dormem sem se afogar?

Golfinhos

(Foto: Serguei S. Dukachev / CC BY-SA 3.0)

A bióloga Renata Emin, especialista em mamíferos marinhos do Museu Paraense Emílio Goeldi, ajudou a responder. “Os golfinhos desenvolveram um mecanismo que faz com que uma metade de seu cérebro entre em repouso, enquanto a outra metade se mantém em alerta. Eles nunca dormem completamente como nós, humanos”, explica.

É como se eles tirassem um cochilo leve, sem se desligar completamente do que acontece ao seu redor. Para os golfinhos, dormir assim é uma vantagem enorme, já que eles precisam ir à superfície para respirar de vez em quando. Além disso, estando parcialmente alertas, eles podem perceber a aproximação de um predador e fugir a tempo.

Parece cansativo, não é? Não sei de vocês, mas eu já estou até com sono. Zzz…

Quer ver sua dúvida respondida aqui no Blogue? É fácil: envie sua pergunta para chc@cienciahoje.org.br

Matéria publicada em 08.05.2013

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!