Sinal vermelho!

Vira e mexe encontramos uma notícia sobre um animal que corre o risco de sumir do mapa – pela destruição de seu hábitat, pela caça ou pesca excessiva, entre outros fatores. A União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), uma organização que reúne cientistas do mundo inteiro, criou uma maneira de classificar as diferentes espécies de acordo com o grau de ameaça que elas sofrem: podem estar vulneráveis, criticamente em perigo, extintas na natureza…

De tempos em tempos, os pesquisadores da IUCN atualizam uma grande lista das espécies que correm perigo, divulgando para todos os interessados as informações sobre elas. Assim, é possível que cada país e região crie estratégias para proteger seus animais.

Você gostaria de ter acesso a uma lista dos bichos brasileiros que se encontram ameaçados? Pois saiba que ela está a um clique. O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) lançou o Livro Vermelho das Crianças, que fala sobre 50 espécies ameaçadas em nosso país.

Ararajuba, peixe-boi-da-amazônia e perereca-pintada estão entre seus personagens. Ilustrado por crianças dos quatro cantos do Brasil, o livro traz ainda curiosidades e citações de autores como Guimarães Rosa, Manoel de Barros e Monteiro Lobato.

A publicação está disponível em formato eletrônico, gratuitamente, no Portal Canal Ciência. Vale a pena conferir!

Livro vermelho das crianças