Salve o folclore brasileiro

Você sabe o que é folclore? A palavra tem origem inglesa e significa “sabedoria do povo”. São tradições e costumes passados de geração em geração, que são lembrados e festejados neste dia. Lendas, como a da mula-sem-cabeça; provérbios, como “mais fácil ter um pássaro na mão do que dois voando”; canções, como “Atirei o pau no gato” e muito mais, quem não conhece? Sabedoria que nunca morre, pois está guardada na mente de cada um de nós. Quer um exemplo de folclore? Os indígenas, que fazem parte do povo brasileiro, conhecem muitos mitos, que viraram contos fantásticos da nossa literatura. A CHC online separou um só para você conhecer. Confira:

Boitatá

Esse fato aconteceu há muito tempo. Lá pelas bandas do sul do Brasil.

Houve uma noite tão comprida que parecia não ter fim. Noite escura como o breu. O céu sem vento e um frio de rachar.

Naquela escuridão fechada, ninguém tinha coragem de cruzar o campo. Só se ouvia o som dos bichos. Fora isso, tudo mais era silêncio.

Lembro que na última tarde que houve sol, desabou depois uma chuva tremenda, que levou um tempão. Os campos foram inundados e as lagoas transbordaram.

Os animais tiveram que se desvencilhar do aguaceiro e sair de suas tocas inundadas a procura de novo abrigo.

O Boitatá acordou…

A água entrou na toca do monstro, que tem olhos de fogo e corpo transparente de cobra, e de onde dá pra ver os olhos das vítimas que já comeu.

Enquanto está solto nos campos, não há dia porque ele rouba a luz do sol para iluminar seus olhos flamejantes.

Ele vai deslizando pelo mato com seu corpo que não tem pelos como o boi, nem escamas como o peixe, nem penas como as aves, nem casca como o tatu, nem couro grosso como a anta. Vai com seu corpo transparente, transparente, clareando o caminho.

É por isso que todos estão tristes na noite sem brisa, esperando de novo a luz do sol. Só quando o boitatá termina seu passeio, depois de seu sono demorado, é que o dia aparece de novo.

A luz vem assim, de supetão. Primeiro vai diminuindo o escuro do céu, que vai ficando mais claro, deixando escapar as estrelas. Até que a luz toma conta de tudo novamente.

O Boitatá voltou a dormir…

Dizem que quem encontra o boitatá pode até ficar cego… Quando alguém topa com ele só tem dois meios de se livrar: ou ficar parado, muito quieto, de olhos fechados apertados e sem respirar até ele ir embora; ou, se anda a cavalo, desenrodilhar o laço, fazer uma armada grande e atirá-la em cima, e galopar, trazendo o laço de arrasto, com o boitatá acompanhando.

Mas, de repente, o monstro se desmancha, vira farinha de luz.

Campeiro precavido reúne seu gado e vai para longe da mira do boitatá.

O Boitatá é personagem do folclore brasileiro e sua lenda é contada há séculos. As lendas sobre ele variam conforme a região. Em alguns estados, ele é tido como protetor das matas; em outros, causa os incêndios na floresta. No sul do Brasil, ele rouba a luz do dia, como conta João Simões Lopes Neto na obra Lendas do Sul, de domínio público, que foi livremente adaptada pela CHC.

Matéria publicada em 22.08.2011

COMENTÁRIOS

  • Maria do Carmo Bento Cisotto

    Revista excelente para professores e alunos.

    Publicado em 18 de agosto de 2020 Responder

    • Enzo Baldan

      sua sua.. ja sei sua bunda

      Publicado em 23 de agosto de 2021 Responder

    • Luluca oficial

      bundinha bundinha

      Publicado em 23 de agosto de 2021 Responder

  • Turma do 3° ano.

    Olá, Revista CHC. Somos uma turma do 3° Ano, de uma escola que está localizada no Rio de Janeiro. Nós gostamos da matéria “Salve o Folclore Brasileiro”. A parte que mais gostamos, foi o conto do Boitatá. Adoramos conhecer o significado da palavra “Folclore”.
    Adoraríamos que vocês fizessem uma matéria sobre os jogos educativos animados sobre os animais. Um bom dia para vocês. Tchau!

    Publicado em 26 de agosto de 2020 Responder

    • joao pedro aluno do 3 ano

      oi tia

      Publicado em 26 de agosto de 2020 Responder

    • Melissa

      Oi turma chc, sou melissa, gostei da revista “salve o folclore brasileiro” gostei de saber o significado da palavra folclore e da historia do boitata,gostaria que vcs fizessem uma revista falando o porque que quando misturamos bicabornato de sódio com a cola essa mistura vira slime, um bom dia para vcs, tchalll!

      Publicado em 26 de agosto de 2020 Responder

  • joao pedro aluno do 3 ano

    ola revista chc. tudo bem sou de uma turma do 3 ano localizada no Rio de janeiro. eu gostei da matéria Salve o Folclore Brasileiro. Gostei de saber a famosa historia do boitata o personagem do folclore. E gostaria que vcs fizessem uma matéria sobre jogos e futebol. A se puderem vcs podem fazer uma materia sobre jogod de futebol falam sobre os melhores jogos e o mundo do futebol ok. um bom dia para vcs.

    Publicado em 26 de agosto de 2020 Responder

  • joao pedro aluno do 3 ano

    ola revista chc. tudo bem sou de uma turma do Rio eu gostei da matéria Salve o Folclore Brasileiro. Gostei de saber a famosa historia do boitata o personagem do folclore. E gostaria que vcs fizessem uma matéria sobre jogos e futebol. A se puderem vcs podem fazer uma materia sobre jogos de futebol falam sobre os melhores jogos e o mundo do futebol ok. um bom dia para vcs.

    Publicado em 26 de agosto de 2020 Responder

  • Nelma Sanches

    Estamos aproveitando muitos conteúdos da CHC para nossas aulas. Somos estudantes do 3ºAno C da Professora Nelma. Somos gratos aos editores/criadores dessa revista tão interessante.
    Abraços
    Estudantes do 3º Ano C

    Publicado em 19 de agosto de 2021 Responder

  • Guilherme henrique da costa

    Achei meuinto interessante c.h.c sobre as istorias

    Publicado em 20 de agosto de 2021 Responder

    • Luluca oficial

      e historias e nao istoria

      Publicado em 23 de agosto de 2021 Responder

  • mallul

    hello CHC no i understood

    Publicado em 23 de agosto de 2021 Responder

  • kira

    hello CHC no i understood

    Publicado em 23 de agosto de 2021 Responder

  • kira

    hello no i understood

    Publicado em 23 de agosto de 2021 Responder

  • mallu

    tradus em ingles para ela CHC

    Publicado em 23 de agosto de 2021 Responder

  • mallu

    ela disse que nao entendeu CHC minha mae me disse que foi isso que a Kira disse

    Publicado em 23 de agosto de 2021 Responder

  • leo

    ola]

    Publicado em 4 de outubro de 2021 Responder

  • leo

    ola
    oi

    Publicado em 4 de outubro de 2021 Responder

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!