Reciclando e aprendendo

Descubra num incrível experimento como limpar a casa e preservar o meio ambiente!

Por: Redação Ciência Hoje das Crianças

Depois de uma tarde de festa entre dinossauros e abelhas, nossos mascotes — Rex, Diná e Zíper — têm a dura tarefa de organizar a casa. Olhando para todas aquelas latinhas de refrigerante, Diná teve uma idéia: “Por que não separamos as latinhas e mandamos para serem recicladas? Assim, limpamos a casa e ajudamos a preservar o meio ambiente!”, disse ela aos rapazes. E não é que eles gostaram da idéia?! Começaram logo a amassar as latas, para caber mais e mais nas sacolas!

Então, que tal você ajudá-los nessa tarefa, mas de uma maneira diferente, para aprender um pouquinho de ciências com esse experimento? O material: lata de alumínio; água; pote de vidro com boca larga; garra ou pegador de macarrão com a ponta de madeira ou plástico (para que não esquente com o calor).

A experiência: Coloque água no pote até um pouco mais da metade. Adicione um pouco de água na lata, somente para cobrir o seu fundo. Agora, com a ajuda de um adulto, pegue a lata com a garra e leve-a diretamente ao fogo, até que a água entre em ebulição. Uma grande quantidade de vapor d’água vai começar a sair pela boca da lata. Quando isso acontecer, inverta-a no pote contendo água, de forma que a boca da lata fique submersa. Uau! A latinha ficou toda amassada e agora está pronta para ser reciclada!

Como isso aconteceu? Bem, a latinha, que possuía água e ar, foi preenchida com vapor quando a água entrou em ebulição. Mas quando ela entrou no pote se resfriou e o vapor se condensou, ou seja, a água tornou-se líquida novamente. Como o volume ocupado pelas moléculas de água no estado líquido é bem menor do que no estado gasoso, a diminuição de volume deixou um espaço vazio na lata. Assim, a pressão fora da lata (que não mudou) ficou bem maior do que dentro dela (que diminuiu) e comprimiu suas paredes, esmagando-a completamente!

Agora, você sabe um pouco mais sobre as mudanças de estados físicos e deixou a latinha a um passo da reciclagem!