Quanto mede o pescoço do melanorossauro?

Atenção, pessoal! A leitora Camila Bernardes tem uma dúvida sobre o meu assunto favorito: dinossauros. Ela quer saber quanto mede o pescoço do melanorossauro, espécie que viveu há 215 milhões de anos.

Melanorossauro

O melanorossauro viveu há 215 milhões de anos (Ilustração: Steveoc 86 / Wikimedia Commons)

Para ajudá-la, fui conversar com Alexander Kellner, paleontólogo do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ele contou que o pescoço desse bicho media até dois metros de comprimento e que seu primeiro fóssil foi encontrado na África do Sul.

Ainda não se sabe por que ele tem um pescoço tão grande, mas um palpite é que isso poderia ajudar na hora de comer as folhas das árvores mais altas. Além de pescoçudo, o melanorossauro era um dos maiores dinossauros da época e sua altura era equivalente a de um prédio de quatro andares.

Matéria publicada em 08.03.2012

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!