Pulgas e baleias

Tem uma pulga atrás da sua orelha! Não adianta negar: tem sim, senhor! Tudo bem: tenho que reconhecer que não se trata do inseto saltitante, mas – vamos combinar – coça tanto quanto ele. Estou falando daquela pergunta curiosa, que pintou há alguns dias na sua cabeça e não deixa você sossegar. Está atrás da resposta para ela? Então, é só me contar, que eu, dinossauro amigo que sou, procuro tirar a sua dúvida. Com uma condição: a questão tem que ser boa, como a da Liane Tabini, do Parque da Mooca, São Paulo

Perguntou ela via correio eletrônico: “se as baleias são mamíferos e respiram oxigênio, por que esses animais morrem se encalharem na areia?”.

Quem explica é o biólogo Salvatore Siciliano, da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz, um especialista em baleias e golfinhos. “Fora d’água, as baleias desidratam depressa, pois não têm glândulas sudoríparas. Além disso, como, de modo geral, sua pele tem cor escura (é marrom, cinza ou mesmo negra), as baleias absorvem mais calor do sol e desidratam ainda mais rapidamente quando encalhadas. Para completar, fora d’água, o esqueleto das baleias não suporta o peso das 10, 20 ou mais toneladas desses animais. O peso  comprime os pulmões desses mamíferos, o que os sufoca se eles passarem horas encalhados.”

Portanto, se você vir uma baleia encalhada, chame logo socorro. Ah! E se você gostou de ver a dúvida da Liane solucionada, por que não envia a sua para o nosso correio eletrônico? O endereço é chc@cienciahoje.org.br 

Matéria publicada em 13.11.2009

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!