Procurado!

Baixinho, ele mede cerca de 14 centímetros. Vive em campos com arbustos e campos limpos do Distrito Federal e dos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Paraná, além de Bolívia, Paraguai, Peru e Argentina. Uma faixa preta sobre os olhos é que lhe deu o apelido: tico-tico-mascarado. Você viu por aí?

Provavelmente, não. Esta ave, que é tema da Galeria de Bichos Ameaçados da CHC 236, é muito arisca e difícil de observar. Ao menor sinal de perigo, foge em disparada! E uma coisa piora a situação: com a destruição de seu ambiente pela ação do homem, a espécie corre o risco de desaparecer de vez.

Para garantir que você tenha a chance de conhecer este pássaro tão bonito, a CHC Online trouxe um vídeo do tico-tico-mascarado na natureza. Assista abaixo:

(Crédito: Sávio Freire Bruno e Marcela Albuquerque)

Matéria publicada em 12.07.2012

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!