Por que o sangue circula pelo corpo?

Em geral, é apenas quando nos cortamos que nos damos conta da existência do sangue. Talvez por isso muita gente não goste de ver esse líquido vermelho. Mas como ele é importante! No sangue, encontramos nutrientes gerados pelos alimentos que comemos, células que defendem o nosso organismo de doenças, oxigênio obtido com a respiração…

Se o sangue ficasse parado, somente uma parte do nosso corpo desfrutaria de tudo o que ele tem a oferecer. Mas ainda bem que não é isso que acontece: o sangue circula por todo o nosso organismo, percorrendo intrincados caminhos.

Repare no seu punho e veja os pequeno vasos sanguíneos que transportam sangue. (foto: haybay_h / Flickr / <a href= http://creativecommons.org/licenses/by-nc/2.0/br/>CC BY-NC 2.0</a>)

Repare no seu punho e veja os pequeno vasos sanguíneos que transportam sangue. (foto: haybay_h / Flickr / CC BY-NC 2.0)

Repare na região dos seus pulsos e também na dobra do seu cotovelo… Não há ali finas linhas azuis? Elas são pequenos tubos, chamados vasos sanguíneos, por onde passa o sangue. Há muitos deles espalhados pelo nosso corpo: os que vemos nos pulsos e na dobra do cotovelo são veias (vasos sanguíneos que chegam ao coração trazendo o sangue), mas há também as artérias (vasos sanguíneos que saem do coração, levando o sangue aos tecidos) e os capilares (vasos tão finos como fios de cabelo). Junto com o coração, os vasos sanguíneos formam o sistema circulatório.

É o sistema circulatório que faz com que o sangue percorra o nosso organismo por completo, permitindo que o oxigênio e os nutrientes transportados por ele cheguem a todas as regiões. Afinal, é o coração que bombeia o sangue, colocando-o em movimento, enquanto os vasos sanguíneos servem de caminho para esse precioso líquido…

No entanto, o sangue não só faz esse trabalho de entrega de oxigênio e nutrientes para diferentes partes do corpo, como, também, realiza outro: recolhe das células tudo o que elas não precisam mais. Para cumprir essas duas funções, porém, esse precioso líquido vermelho precisa de um longo caminho, que começa e termina no coração.

O coração é dividido em partes, como se fossem os cômodos de uma casa. Podemos imaginá-lo como uma casa de dois andares. A parte superior é dividida entre os átrios direito e esquerdo; e a inferior, entre os ventrículos direito e esquerdo. Vamos acompanhar a trajetória do sangue a partir do momento em que ele sai do coração pelo ventrículo direito?

O lado direito do coração bombeia sangue pobre em oxigênio (em azul) para os pulmões, enquanto o lado esquerdo desse órgão manda o sangue rico em oxigênio (em vermelho) para o resto do corpo. (gráfico: Nato Gomes)

O lado direito do coração bombeia sangue pobre em oxigênio (em azul) para os pulmões, enquanto o lado esquerdo desse órgão manda o sangue rico em oxigênio (em vermelho) para o resto do corpo. (gráfico: Nato Gomes)

Nesse momento, o sangue quase não carrega oxigênio: traz mais gás carbônico e substâncias descartadas pelas células, pois acabou de chegar do seu “passeio” pelo corpo. Por isso, segue pelas artérias até os pulmões. Nesse órgão, ele troca o gás carbônico por muito oxigênio e volta ao coração. Entra pelo átrio esquerdo, segue para o ventrículo esquerdo e sai pela artéria aorta em direção ao resto do corpo, para recomeçar o seu trabalho: entregar oxigênio e nutrientes a cada célula, recolher o que elas não precisam mais…

Todo esse trajeto, possível graças ao trabalho do sistema circulatório, é justificado porque o sangue tem papel fundamental para que possamos sobreviver. Todos os animais possuem um sistema circulatório, mas ele pode ser mais simples do que o nosso nos peixes, anfíbios e répteis, embora também seja essencial para suas vidas.

(Esta é uma reedição do texto publicado na CHC 171)

Matéria publicada em 29.09.2014

COMENTÁRIOS

  • Ane Jhúlia Leão de Jesus

    Muito legal sso . nosso corpo faes muita coisa.

    Publicado em 15 de junho de 2020 Responder

    • Sophia Mendes Felix de Moura Saldanha

      Gostei,achei o texto bom e aprendi várias coisas.

      Publicado em 17 de junho de 2021 Responder

  • GIOVANNA

    Gostei muito do assunto minha professora que me apresentou este site , ele trás muitos benefícios para o aprendizado não só meu mais de varias outras crianças . PARABÉNS !!!

    Publicado em 5 de agosto de 2020 Responder

  • GIOVANNA

    Como se chama a grande circulação?

    Publicado em 5 de agosto de 2020 Responder

  • Bazkias

    Nao gostei porque vcs nao falarão quanto sangue sircula pelo corpo, nao o tanto exato mas sim so uma estimativa. Tirando isso eu gostei de tudo! ♡¤♡

    Publicado em 4 de setembro de 2020 Responder

    • Lydia

      também gostei eu nem sabia que nosso corpo faz tanta coisa

      Publicado em 25 de novembro de 2020 Responder

  • Izadora

    Muito interessante, fiquei sabendo de muita mais coisas sobre o nosso corpo

    Publicado em 15 de setembro de 2020 Responder

  • Felipe Gabriel Pereira

    Junto com o coração, os vasos sanguíneos formam o sistema circulatório. É o sistema circulatório que faz com que o sangue percorra o nosso organismo por completo, permitindo que o oxigênio e os nutrientes transportados por ele cheguem a todas as regiões.

    Publicado em 15 de setembro de 2020 Responder

  • Yasmim monique de lima silva

    E muito interessante agora fiquei sabendo de tudo sobre o corpo.

    Publicado em 12 de novembro de 2020 Responder

  • Jordania Teixeira da Silva

    é… meu corpo faz muitas coisas que eu não sabia e eu nem lembro do sangue mesmo só quando eu me corto ou alguem se corta

    Publicado em 18 de outubro de 2021 Responder

  • Ana Clara Tassi Jorge

    Adorei a matéria, gostei muito!

    Publicado em 26 de novembro de 2021 Responder

  • WALLACE BONFIM

    jundiai,10 de agosto de 2022
    ola eu gostei desse texto muita informacao do nosso corpo,eu aprendi muito sobre nosso corpo nesse texto sou um aluno da escola ( E.M.E.B LUZIA FRANCISCA DE SOUZA MARTIS)
    wallace (:

    Publicado em 10 de agosto de 2022 Responder

Carlos Alberto Mandarim-de-Lacerda

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!