Já está chegando o fim de semana e a turma da CHC está programando uma ida ao parque aquático. Que delícia, juntar os amigos e a família e passar o dia inteiro brincando na água! Mas vou contar um segredo: tem gente aqui dizendo que não vai entrar na piscina porque não gosta quando os dedos molham e ficam enrugados…
As ruguinhas que surgem nas mãos e nos pés intrigaram nosso leitor Ygor Oliveira Matias. Ele mandou a seguinte pergunta:
Por que quando as pessoas tomam chuva ou até mesmo lavam louça ficam com os dedos enrugados?
Para responder a cartinha do Ygor, procuramos o neurobiólogo Mark Changizi, da Universidade do Estado de Boise, nos Estados Unidos, que explicou que as rugas das mãos e dos pés tornam mais fácil segurar um objeto com as mãos molhadas ou se equilibrar num chão escorregadio.
“Assim como os carros de corrida usam pneus lisos em pistas secas e pneus com ranhuras em dias de chuva, temos pontas dos dedos lisas em circunstâncias secas e dedos enrugados quando nos molhamos”, conta Mark. Mas não é só para segurar as coisas com mais firmeza que as rugas servem: elas permitem que a água escorra para fora, diminuindo a chance de escorregarmos.
Essa explicação surgiu de um estudo que Mark fez observando as formas das rugas dos dedos, e ele concluiu que o segredo está no nosso sistema nervoso. Quando a pele fica muito molhada, os nervos mandam uma mensagem para o cérebro dizendo que é hora de enrugar os dedos e facilitar a nossa vida.
Já existem provas de que isso também acontece com macacos, e Mark acredita quea estratégia seja comum a todos os primatas. Da próxima vez que você estiver no banho e reparar que seus dedos estão cheios de rugas, não precisa se assustar. Seu corpo só quer lhe ajudar a segurar o sabonete!