Por que a tartaruga sai do mar para botar seus ovos?

Estava conversando um dia desses com a Diná sobre namoro. Mas calma aí, galera! Estávamos falando sobre o namoro das tartarugas… Isso porque achamos muito interessante a pergunta que a nossa leitora Mariele enviou:

Eu queria saber mais sobre o amor das tartarugas-marinhas. Por que a mamãe tartaruga sai do mar para colocar os ovinhos e depois volta para o mar?

Tartaruga botando ovos

As tartarugas-marinhas colocam cerca de 120 ovos na areia. Depois de 60 dias, as tartaruguinhas nascem (Foto: muhawi001 / Flickr / CC BY-NC-ND 2.0)

Fui conversar com o biólogo Rodrigo Bramili, que trabalha no Projeto TAMAR do Rio de Janeiro. Ele contou que as tartarugas-marinhas vivem quase todo o tempo de sua vida no mar, mas dependem das praias para se reproduzir.

“Os peixes se reproduzem e respiram dentro da água, mas as tartarugas-marinhas precisam respirar o ar na superfície e seus ovos não se desenvolvem dentro do mar”, explica o pesquisador. “A mamãe tartaruga coloca seus ovos na praia para que o calor da areia ajude as tartarugas a se desenvolverem dentro deles”.

Por outro lado, ela precisa voltar para o mar porque é adaptada à vida marinha, e não terrestre. “Seu corpo é hidrodinâmico, ou seja, achatado e alongado, o que facilita seu deslocamento na água. Todo o seu alimento está no mar e ela só depende das praias para depositar seus ovos”, completa Rodrigo.

As tartaruguinhas, assim que saem dos ovos, vão direto para o mar (Foto: Rodrigo Bramili)

“Fala do namoro deles!”, a Diná está gritando aqui. Então lá vai: Rodrigo contou que as tartarugas-marinhas namoram dentro do mar, e depois a fêmea volta à mesma praia em que nasceu para poder colocar os seus ovinhos. Mesmo 30 anos depois, elas ainda sabem localizar a tal praia. Incrível, não é?

Matéria publicada em 13.09.2012

COMENTÁRIOS

  • winiton silva

    disgramo

    Publicado em 18 de junho de 2018 Responder

    • Valdete

      Eu amo tartarugas é meu animal favorito eu amo ❤ ❤ ❤ ❤ muito

      Publicado em 2 de agosto de 2022 Responder

  • Manoella

    Eu adoro as tartarugas eu gosto dos filhotinhos pois eu já tive uma tartaruga mas não era tartaruga marinha Eu também queria saber mais sobre as tartarugas marinhas

    Publicado em 8 de julho de 2020 Responder

  • Adriano Ramos Tavares

    Incrível né? Isso é, “sabedoria de Deus e poder de Deus.”. A criação da tartaruga, é uma eloquente evidência de que Deus existe e que ele é real. “Pra todo lado que vc olha você vê as digitais de Deus”.

    Publicado em 16 de janeiro de 2021 Responder

    • João

      Menos adriano, menos

      Publicado em 16 de março de 2022 Responder

  • Maria

    Concordo com você Adriano Ramos, só o Senhor para dar tamanha sabedoria a esses animais e por tão belas criações da natureza em geral.

    Publicado em 4 de junho de 2023 Responder

Envie um comentário

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!