Político por um dia

A presidente Dilma Rousseff não governa nosso país sozinha. Junto com ela, trabalham várias outras pessoas com funções bem importantes, como os deputados, que devem sugerir projetos de lei para melhorar a vida dos brasileiros. Eles se juntam em um lugar chamado Câmara dos Deputados, onde acontecem votações que vão aprovar ou não cada um dos projetos. Depois, os que foram aprovados seguem para a presidente, que vai colocá-lo em ação.

Achou interessante? E o que você acharia de ser deputado por um dia? Pois este dia está chegando: 18 de outubro. Um concurso chamado Câmara Mirim, promovido pelo Plenarinho, vai levar 400 crianças do 5º ao 9º ano do ensino fundamental para terem um dia de político.

Menino falando ao microfone na Câmara dos Deputados

Que tal viver um dia de político e apresentar seus projetos para o Brasil na Câmara dos Deputados? (Foto: Divulgação)

Os interessados podem se inscrever individualmente, enviando um projeto de lei pelos correios ou por email, ou ainda participar junto com a sua escola, que será escolhida junto com mais cinco através de um sorteio.

Acesse a página do concurso para mais informações e fique de olho nas datas: os projetos de lei individuais devem ser entregues até o dia 31 de agosto (pelos correios) ou 7 de setembro (por email). O prazo para inscrição de escolas também se encerra em 7 de setembro.

Os três melhores projetos individuais serão escolhidos e as crianças viajarão até Brasília para defender suas propostas. Se você for um dos sortudos, vai poder discursar na tribuna, apresentar seu relatório e votar nos projetos de outras crianças. Quem sabe não começa aqui a carreira de um futuro deputado do país?

Matéria publicada em 24.08.2012

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!