Plantas cheias de luz

Você sabia que as plantas produzem a energia necessária para sobreviverem? E você sabia que essa energia vem da luz? É pela fotossíntese, processo químico pelo qual as plantas passam quando em contato com a luz, que isso é possível. A partir de elementos presentes no ar e na água, esses seres geram substâncias próprias para a sua nutrição. Por isso, é quase impossível uma plantinha crescer na ausência de luz.

Você sabia que o girassol se move conforme o movimento do Sol? Será que o feijão também se comporta dessa forma? (foto: Felicíssimo e Ramires / Wikimedia Commons / <a href= https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/>CC BY-SA 3.0</a>)

Você sabia que o girassol se move conforme o movimento do Sol? Será que o feijão também se comporta dessa forma? (foto: Felicíssimo e Ramires / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0)

Já que a sua sobrevivência depende dela, as plantas tendem a buscar pela luz do Sol. Quer observar como isso ocorre? Então, mãos à obra! Você vai precisar de:

* Um grão de feijão
* Algodão
* Água
* Um copinho
* Uma caixa de sapato
* Tesoura
* Fita crepe

Primeiro, umedeça um pedaço de algodão com água. Depois, coloque-o no fundo do copinho e posicione o feijão cuidadosamente sobre ele. Com a fita crepe, cole o copinho dentro de um dos lados da caixa de sapatos, evitando colocá-lo no centro. Recorte um buraco redondo na tampa da caixa, bem na região que fica oposta ao copinho. Esse furo deve medir mais ou menos 5 centímetros de largura.

Agora, deixe a sua caixa com o feijão em um lugar iluminado e lembre-se de molhar o algodão com água todos os dias. Após mais ou menos uma semana, o que aconteceu? O feijão cresceu? Você observou alguma coisa diferente? Espero seus comentários aqui!

Matéria publicada em 07.11.2014

COMENTÁRIOS

  • soyeon

    Empolgante

    Publicado em 25 de junho de 2018 Responder

Zíper

Gosto de zanzar por aí à procura de novidades interessantes do mundo da ciência. Adoro bancar o cientista e realizar os experimentos mais malucos!

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!