Pinóquio na floresta?!?

A perereca lembra o personagem Pinóquio com seu comprido e fino nariz (foto: Tim Laman/National Geographic/www.ngm.com/foja).

Imagine a cena: você está acampado no meio da floresta quando, de repente, avista uma pequena perereca que apresenta o que parece ser um nariz fino e comprido. Tão comprido que lembra até o do Pinóquio! É hora de esfregar os olhos e verificar se você não está sonhando? Pois saiba que isso aconteceu com o especialista em répteis e anfíbios Paul Olivier. No final de 2008, ele estava acampado nas montanhas Foja, na ilha de Nova Guiné, na Indonésia, quando avistou, sobre um saco de arroz, esse animal tão peculiar. Apesar de sua aparência incrível, o bicho não pertencia ao reino dos sonhos: nesta semana, foi anunciado que a perereca encontrada provavelmente é uma nova espécie! Quando o macho está emitindo sons, seu “nariz de Pinóquio” aponta para cima. Já quando o animal está menos ativo, ele desinfla e aponta para baixo. Não é curioso? Por isso, cientistas já se preparam para estudar a espécie mais detalhadamente, além de outras que também foram encontradas na região, como a que pode ser o menor canguru do mundo (clique para conhecê-las!). Mas, cá entre nós, só mesmo esta incrível perereca parece saída de um conto de fadas, não é?!

Matéria publicada em 18.05.2010

COMENTÁRIOS

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!