Para aprender física e se divertir

Por que os objetos caem? Por que levamos choque? Por que os óculos fazem as pessoas enxergarem melhor? Talvez você nem imagine, mas tudo isso pode ser respondido pela ciência. Mais precisamente, pela física. E de um jeito simples! Duvida?

Pois é o que mostra o projeto Ação Ciência. Formado por estudantes da Universidade Estadual de Campinas, ele acontece em escolas da região desde 2008.

Em cada colégio, são feitos diversos experimentos, dos mais simples até os mais complexos, com o propósito de ensinar física. E ninguém sai da apresentação com dúvidas! Ainda mais porque, segundo o estudante de física Thales Fornazari, um dos integrantes do Ação Ciência, a recepção do público é muito boa. “As crianças sempre demonstram bastante curiosidade e interesse”, conta.

Mãos na massa

Então, que tal fazer um dos experimentos propostos pelo Ação Ciência? Você só precisa ter detergente, um pedaço de lã de aço, um recipiente com água e seguir as instruções: primeiro, coloque a lã de aço sobre a água. Veja que ela boia. Agora, pingue detergente. A lã de aço afunda. Mas… Por quê?

Talvez você não saiba, mas tudo o que há ao nosso redor é formado por pequenas partículas chamadas de átomos, que podem se reunir e formar o que conhecemos como moléculas. A água, por exemplo, é composta por átomos de hidrogênio e de oxigênio. Quando colocamos esse líquido em um recipiente, as moléculas que estão na superfície criam o que os físicos chamam de tensão superficial: elas se ligam de tal forma que criam uma membrana, capaz de suportar o peso de alguns objetos, como o pedaço da lã de aço do nosso experimento.

Mas não é que basta um pouquinho de detergente para quebrar essas ligações entre as moléculas de água? Pois é! Como explica o Ação Ciência em suas apresentações, esse produto acaba com a tensão superficial e, assim, não há mais a tal membrana para impedir que a lã de aço afunde! Ficou com vontade de fazer mais experimentos e descobrir fenômenos tão curiosos como esse? Então, que tal dar a dica para o seu professor e, quem saber, receber a visita do Ação Ciência em sua escola?!

Ação Ciência na sua escola

Em geral, é o Ação Ciência quem entra em contato com os colégios para oferecer suas apresentações, dando preferência aos públicos. Mas quem ficar interessado também pode convidar o grupo para uma visita pelo telefone (19) 3521-5299.

Matéria publicada em 16.11.2009