Palavras de índio

Abacaxi, boi, guri – essas são palavras que todo mundo conhece e que vem do Tupi, língua falada por muitos nativos que moravam no Brasil, em 1500. Naquela época, existiam centenas de línguas faladas pelos índios. Hoje, sobraram apenas dezenas.

Agora, responda sem pestanejar: você sabe o que significa coivara, ita e peitica? Essas e outras palavras em Tupi estão descritas no livro Pororoca, pipoca, paca e outras palavras do Tupi.

Além de dizer o que significa esses e outros termos, a obra traz muitas informações sobre os vocábulos. Você pode ficar por dentro da história dos nomes de bichos, de plantas, além de lugares e pessoas, que os indígenas batizaram, mas que hoje fazem parte da principal língua falada no Brasil, o português!

E as outras línguas indígenas? Também há informações sobre elas. Que tal conhecer?Pororoca__pipoca_5367f36f456b2

Pororoca, pipoca, paca e outras palavras do Tupi
Texto de Marcos Bagno e Orlene Lúcia S. Carvalho
Ilustrações de Luiz F. Amorim.
Parábola

Matéria publicada em 24.09.2014

COMENTÁRIOS

Diná

Sou uma dinossaura antenada, criativa e apaixonada por música, livros e cinema. Tem gente espalhando por aí que sou apaixonada também pelo Rex, mas alto lá! Ele é o meu melhor amigo.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!