Os caminhos da madeira

Olhe ao seu redor. Você vê alguma mesa? Armário? Estante? Provavelmente, muitos desses móveis são feitos de madeira. E esse material deixou nosso leitor Francisco Kauan Marques da Silva com a pulga atrás da orelha: afinal, como é feita a madeira e de onde ela vem?

Como você deve imaginar, a madeira vem das árvores. Mas, antes de chegar até nossas casas, ela passa por um longo processo. Para saber mais sobre isso, conversei com o engenheiro florestal Alexandre Monteiro de Carvalho, do Instituto de Florestas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

A madeira serve de matéria-prima para os mais diversos produtos. (foto: Bonnie Pickartz / Wikimedia Commons / <a href=http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.en>CC BY-SA 3.0 BR)

A madeira serve de matéria-prima para os mais diversos produtos. (foto: Bonnie Pickartz / Wikimedia Commons / (a href=http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.en)CC BY-SA 3.0 )

Segundo Alexandre, existem duas maneiras de obter madeira. Uma delas é a partir das florestas plantadas, que nos dão o que chamamos de madeira de reflorestamento, Esse material provêm de árvores cultivadas em larga escala, normalmente em grandes áreas dedicadas exclusivamente à produção madeireira.

O outro modo é obter a madeira nas florestas nativas. Mas, para isso, é necessário um plano de manejo florestal, ou seja, estratégias que garantam que a quantidade extraída não prejudique a floresta e permita que ela se regenere naturalmente ao longo do tempo.

Uma vez coletadas, as toras – nome dado aos troncos de madeira cortados das árvores – são encaminhadas para uma serraria. Lá, são cortadas e passam a ter formas mais regulares. A madeira será usada para gerar tábuas, pranchas, vigas, caibros e diversas outras peças. Em seguida, essa madeira toda vai parar nas chamadas indústrias secundárias, que usam esses produtos para gerar, por exemplo, móveis, pisos, esquadrias, lenha, papel, energia e tantas outras coisas.

“O Brasil é um grande produtor de madeira e possui milhões de hectares de florestas plantadas e outros milhões de hectares cobertos por florestas nativas, que abastecem um enorme número de serrarias”, diz Alexandre.

Na árvore viva, a madeira é responsável pela condução de líquidos e seivas ao longo do vegetal, além de sustentar as copas das árvores. Internamente, a madeira é formada por fibras, vasos e raios, que podem ser observados em microscópios. E, para os mais curiosos, a estrutura química da madeira conta com substâncias como celulose, lignina, hemi-celuloses e outras coisas com nomes mais complicados – mas essa já é outra história.

E aí, deu para entender melhor esse caminho todo que a madeira percorre?

Matéria publicada em 31.10.2014

COMENTÁRIOS

  • Fasaza

    Sim muito bom

    Publicado em 25 de junho de 2023 Responder

  • Maria Flor

    Eu sou uma estudante e tenho a apostila do coc e estou aprendendo sobre isso , me ajudou muito .

    Publicado em 9 de agosto de 2023 Responder

Envie um comentário

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!