Olhe ao seu redor. Você vê alguma mesa? Armário? Estante? Provavelmente, muitos desses móveis são feitos de madeira. E esse material deixou nosso leitor Francisco Kauan Marques da Silva com a pulga atrás da orelha: afinal, como é feita a madeira e de onde ela vem?
Como você deve imaginar, a madeira vem das árvores. Mas, antes de chegar até nossas casas, ela passa por um longo processo. Para saber mais sobre isso, conversei com o engenheiro florestal Alexandre Monteiro de Carvalho, do Instituto de Florestas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Segundo Alexandre, existem duas maneiras de obter madeira. Uma delas é a partir das florestas plantadas, que nos dão o que chamamos de madeira de reflorestamento, Esse material provêm de árvores cultivadas em larga escala, normalmente em grandes áreas dedicadas exclusivamente à produção madeireira.
O outro modo é obter a madeira nas florestas nativas. Mas, para isso, é necessário um plano de manejo florestal, ou seja, estratégias que garantam que a quantidade extraída não prejudique a floresta e permita que ela se regenere naturalmente ao longo do tempo.
Uma vez coletadas, as toras – nome dado aos troncos de madeira cortados das árvores – são encaminhadas para uma serraria. Lá, são cortadas e passam a ter formas mais regulares. A madeira será usada para gerar tábuas, pranchas, vigas, caibros e diversas outras peças. Em seguida, essa madeira toda vai parar nas chamadas indústrias secundárias, que usam esses produtos para gerar, por exemplo, móveis, pisos, esquadrias, lenha, papel, energia e tantas outras coisas.
“O Brasil é um grande produtor de madeira e possui milhões de hectares de florestas plantadas e outros milhões de hectares cobertos por florestas nativas, que abastecem um enorme número de serrarias”, diz Alexandre.
Na árvore viva, a madeira é responsável pela condução de líquidos e seivas ao longo do vegetal, além de sustentar as copas das árvores. Internamente, a madeira é formada por fibras, vasos e raios, que podem ser observados em microscópios. E, para os mais curiosos, a estrutura química da madeira conta com substâncias como celulose, lignina, hemi-celuloses e outras coisas com nomes mais complicados – mas essa já é outra história.
E aí, deu para entender melhor esse caminho todo que a madeira percorre?