Olha o raio!

Adoro piscina, e também gosto muito de me divertir no mar. Mas, quando vem uma tempestade daquelas, o melhor mesmo é sair de fininho – ficar longe da água e procurar um abrigo. Dia desses, o leitor João Mendes Neto Gomes nos enviou uma dúvida muito interessante: quando um raio cai no mar, até onde chega sua eletricidade?

Quando um raio cai no mar, sua descarga elétrica pode percorrer até três quilômetros. (Imagem: Wikimedia Commons)

Quando um raio cai no mar, sua descarga elétrica pode percorrer até três quilômetros. (Imagem: Wikimedia Commons)

Para responder à questão, resolvi ir até o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, onde conversei com geofísico Osmar Pinto Junior. E não é que ele tinha a resposta na ponta da língua? “Um raio pode percorrer até três quilômetros no mar”, disse. Que perigo! Isso quer dizer que raios podem ser fatais até mesmo a longas distâncias.

Por isso, ao observar uma tempestade se aproximando, recolha as boias e toalhas e vá se divertir longe do mar e da areia. Na segurança da sua casa, aproveite para ouvir o episódio da Rádio CHC sobre raios e saber mais sobre esse incrível fenômeno natural!

Matéria publicada em 09.05.2014

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!