Olha a cobra!

Eu não sou muito fã de cobras – para falar a verdade tenho até um pouco de medo delas. Por isso, quando recebi a dúvida da nossa leitora Mariana perguntando qual é a maior cobra que existe, fiquei meio ressabiado.

Ainda bem que, para responder essa questão, não foi necessário sair medindo nenhuma cobra por aí. Só precisei da ajuda do professor Paulo Passos Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro!

Ele contou que as maiores cobras que vivem hoje em dia pertencem às espécies Python natalensis (pitón africana) e Eunectes murinus (sucuri). Para cada uma delas já foram encontrados exemplares de nove e sete metros de comprimento, respectivamente.

As sucuris estão entre as maiores espécies de cobras do mundo. Há registros de um exemplar com sete metros de comprimento (Foto: Wagnermeier / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0)

Se você já ficou impressionado, espere até saber o tamanho de uma serpente do passado. “A maior serpente de que temos registros foi a Titanoboa cerrejonensis, que viveu na Colômbia entre 58 e 60 milhões de anos atrás. Seu comprimento máximo foi estimado em 13 metros a partir do tamanho das vértebras fossilizadas”, conta Paulo.

Hoje, é difícil ver na natureza pítons africanas ou sucuris com mais de seis metros. Segundo o biólogo, há duas explicações possíveis para isso. Uma delas é que os maiores indivíduos, preservados em coleções científicas, eram excepcionalmente grandes. Outra é que a atuação do homem – por meio da caça ou da degradação do meio ambiente – faz com que os animais vivam menos.

As cobras crescem sem parar ao longo da vida, ou seja, quanto mais velhas ficarem, maiores serão. Porém, com seus habitats e populações ameaçados pela ação do homem, a probabilidade de encontrarmos indivíduos de grandes tamanhos é cada vez menor.

Matéria publicada em 12.02.2013