Objetos falantes

Não acredita que existem objetos tagarelas? Pois os arqueólogos garantem. Existem utensílios, como os vasos gregos, que falam de fatos e lendas contadas há milhões de anos. Várias dessas cerâmicas resistiram à ação do tempo e foram encontradas em escavações.

(ilustração: Lula)

Os objetos gregos analisados pelos arqueólogos, que são pesquisadores que estudam artefatos antigos, eram decorados com pinturas. É assim que vasos, pratos e outros utilitários dão conta da História. Neles, podemos ver figuras de animais, cenas do dia a dia e até batalhas mitológicas, com direito a heróis, deuses e profetas, que sempre encantaram o imaginário da humanidade. Por meio desses objetos, os cientistas descobriram, entre outras evidencias, como viviam e pensavam as pessoas daquela época.

Como esses objetos resistiram tanto tempo? Segundo os arqueólogos, porque as cerâmicas gregas, como os vasos, eram feitas com uma técnica especial. Primeiro, a argila era preparada. Depois, partes dos vasos, como alças e bases, eram moldadas separadamente, unidas com argila liquida e pintadas. Só depois de todo esse processo, eram levados ao fogo para a secagem.

Vasos contam histórias como a da cidade de Troia. (foto: Sebastià Giralt / Flickr / <a href= https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.0/> CC BY-NC-SA </a>)

Vasos contam histórias como a da cidade de Troia. (foto: Sebastià Giralt / Flickr / CC BY-NC-SA )

A batalha de Troia, onde atuou o herói Aquiles – tema de grandes produções para o cinema –, por exemplo, foi contada por pinturas em vasos encontrados há cerca de 500 anos, que mostram os personagens e as cenas da guerra entre Troia e Esparta.

Muitos cientistas não acreditavam que a cidade de Troia tivesse realmente existido – achavam que era fruto da imaginação de seu autor, o grande poeta Homero, que teria vivido na Grécia pelo menos oito séculos antes da nossa era. Porém, ruínas da antiga cidade e seus tesouros foram encontrados por um arqueólogo alemão chamado Henrich Schliemann.

Em escavações feitas no séculos 17, nove cidades foram descobertas, uma em cima da outra. Troia, que fez história, era a sétima sobreposta. Os heróis de Troia e outros mitos que ouvimos desde sempre, além das cenas da vida real grega, são contados pelas cerâmicas encontradas – tesouros da humanidade escondidos no fundo da terra.

(Esta é uma reedição do texto publicado na CHC 205)