O som do coração

Dia desses, Rex chegou à redação de uma consulta médica e estava muito tagarela. Foi logo contando que o médico havia encostado um objeto estranho em seu peito, que tinha uma mangueirinha com um metal gelado na ponta. Esperta, Diná foi logo dizendo que o tal objeto era apenas um estetoscópio. “Esteto… O quê?!”, disse o Rex. “Que nome mais esquisito!”.

(foto: Doc Oren / Flickr / <a href=https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/2.0/> CC BY-NC-ND 2.0 </a>)

(foto: Doc Oren / Flickr / CC BY-NC-ND 2.0 )

Diná aproveitou para explicar que, apesar do nome complicado, o estetoscópio é um aparelho simples que serve para que o médico verifique como andam os batimentos do coração em um processo chamado ausculta. Fiquei tão interessado no objeto que resolvi fazer um estetoscópio caseiro e, agora, posso ouvir os batimentos de todo mundo aqui na redação!

E você, quer aprender a fazer seu próprio estetoscópio? Então confira um passo a passo na galeria de fotos abaixo. E, se quiser saber como esse aparelho funciona, é só ler a CHC 261!
[jj-ngg-jquery-slider gallery=”69″ html_id=”about-slider” width=”600″ height=”450″center=”1″ effect=”fade” pausetime=”7000″ order=”sortorder” animspeed=”400″]

Matéria publicada em 17.10.2014

COMENTÁRIOS

  • Eni

    Boa tarde! Onde encontro as orientações para fazer o estetoscópio.?
    Obrigada!
    Eni

    Publicado em 19 de maio de 2021 Responder

Envie um comentário

Zíper

Gosto de zanzar por aí à procura de novidades interessantes do mundo da ciência. Adoro bancar o cientista e realizar os experimentos mais malucos!

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!