O que o cri-cri-cri do grilo quer dizer?

Lembra daquela piada que você adorava e que contou para os amigos? Pois é: com a sua turma, ela não fez sucesso. No final, em vez de gargalhadas, você só escutou um barulho assim: “cri-cri-cri”. Mas não era um grilo: era um dos seus amigos, preenchendo o silêncio e mostrando que ninguém riu do que você havia achado tão divertido!

Com o som que produzem, os grilos chamam a atenção das fêmeas ou alertam o seu grupo sobre algum perigo (foto: Philipp Weigell).

Mas não estou aqui para falar do seu amigo da onça. Ops! Quero dizer: do seu amigo. Meu assunto é o barulho que ele imitou: o cri-cri-cri dos grilos, gafanhotos e esperanças. Sabia que esse ruído tem um nome? Ele se chama estridulação. Com ele, os insetos machos chamam a atenção das fêmeas ou avisam o seu grupo de que um predador se aproxima.

Os gafanhotos estão mais ativos durante o dia. O que vemos aqui é conhecido popularmente como brasileirinho (foto: Filipe Pereira Rego dos Santos).

Para produzir esse som, os grilos e esperanças friccionam uma de suas asas na outra. Já os gafanhotos friccionam a perna posterior — a que usam para saltar! — nas asas. De um jeito ou de outro, é assim que esses insetos geram o ruído que pode levar ao acasalamento — já que funciona como uma “cantada” — ou que alerta sobre a aproximação de um animal que representa perigo.

Mas será que, além de dar uma força no namoro ou na segurança, o cri-cri-cri pode ajudar a identificar se quem está na área é um grilo, esperança ou um gafanhoto? A orthopteróloga Maria Kátia Matiotti da Costa, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, especialista nesses insetos e seus parentes, conta que o melhor, nesse caso, é reparar na cor deles e no comprimento das suas antenas. “As antenas dos grilos e das esperanças são mais longas, chegando a ultrapassar o comprimento do corpo, já as do gafanhoto são mais curtas. Além disso, o grilo tem uma coloração marrom escura, a esperança tem uma asa que imita uma folha de cor verde, enquanto o gafanhoto pode ter diferentes tons de marrom, verde e colorido”, conta ela.

Eis aqui uma esperança, que geralmente é confundida com grilos e gafanhotos. Esse inseto tem hábitos noturnos, corpo delgado e cor geralmente verde (foto: Terri Heisele).

Então, agora que você já sabe o que os grilos, as esperanças e os gafanhotos querem dizer com seu cri-cri-cri, mantenha os ouvidos atentos ao som desses insetos e olhos bem abertos para as suas características!

Na CHC 176, você encontra um texto que explica em detalhe as diferenças entre grilos, gafanhotos e esperanças. Peça o seu exemplar pelo telefone 0800-7278999.