O que é chuva ácida?

Preparem as capas e galochas, que a pergunta de hoje é bem molhada: “o que é chuva ácida?”, quer saber o leitor Gabriel Oliveira Assis.

A química Adalgiza Fornaro, do Departamento de Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo, explica que a chuva ácida se forma quando a água das nuvens entra em contato com certos gases e forma ácidos.

“A água das nuvens entra em contato com o gás carbônico, formando o ácido carbônico”, conta. Segundo ela, quase toda chuva é naturalmente ácida. Mas isso não é motivo de preocupação: a acidez da água que cai dos céus não costuma ser forte o suficiente para causar danos.

Floresta atingida por chuva ácida

A chuva ácida pode causar grandes estragos em lagoas e florestas, como esta na República Checa (Foto: Wikimedia Commons)

Com o aumento da poluição atmosférica, porém, algumas complicações podem surgir. Quando a água entra em contato com os gases liberados por carros e fábricas, acaba formando ácidos mais fortes, como o sulfúrico e nítrico. Embora estes ácidos não estejam em concentrações altas o suficiente para queimar a pele, causam grandes estragos na agricultura e nas florestas, queimando as folhas, além de contaminarem a água de rios e lagos.

Matéria publicada em 31.10.2012

COMENTÁRIOS

  • Arielly Teodoro

    Olá, o meu nome é Arielly Teodoro, estudo na escola Construindo o Saber. Gostei muito da matéria, foi clara e objetiva.
    Gostaria que vocês fizessem uma matéria sobre os novos carros voadores do Japão.
    Beijos e fiquem com Deus!?

    Publicado em 25 de setembro de 2020 Responder

Envie um comentário

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!