O que diz a teoria do ‘Big Bang’?

A leitora Sarah Romero, da cidade de Camboriú em Santa Catarina, escreveu para a CHC e quer saber:

Galáxia do Girassol

O (i)Big Bang(/i) é uma das teorias possíveis para explicar a origem do universo, mas não a única (Foto: NASA/JPL-Caltech)

O que diz a teoria do Big Bang?

Big Bang é uma teoria que diz que, no passado, o universo era quente, denso e expandiu muito rápido”, foi o que me contou o físico Martín Makler, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Ele também me disse que o universo continua em expansão, só que mais devagar do que naquela época.

Imagine que, no passado, as galáxias estavam mais próximas umas das outras. O universo era mais denso porque tudo estava comprimido e, pelo mesmo motivo, ele era mais quente.

Com o passar do tempo, as galáxias foram se afastando e o universo se expandiu – e muito. Assim, aquele passado quente e denso ficou para trás. Resumidamente, é isso o que diz a teoria do Big Bang.

Alguns cientistas acreditam que esta teoria pode explicar a origem do universo: basta imaginar o universo quente e denso em um passado ainda mais distante, onde a densidade e a temperatura teriam valores infinitos. A ideia, porém, não é aceita por todos os pesquisadores.

Pneu de bicicleta

Você já encheu um pneu de bicicleta e colocou a mão nele depois? Ele fica quentinho, não é? Isso acontece porque você comprimiu o ar lá dentro. Com o universo era a mesma coisa: no passado, seus componentes estavam mais comprimidos e a temperatura era maior (Foto: Sydney Lorichon / Flickr / CC BY 2.0)

Martín explica que existem outras teorias sobre a origem do universo. Uma delas, por exemplo, considera que o seu início está relacionado ao surgimento do próprio tempo. Por outro lado, alguns pesquisadores consideram o universo eterno e, para eles, portanto, não haveria um começo – uma explicação possível é que o universo passaria por vários momentos de contração e expansão.