O movimento da água parada

Se você vê um copo de água sobre uma mesa, tem a impressão de que o líquido está paradinho lá dentro, não é? Mas é só impressão: apesar de a água estar quietinha no copo, suas moléculas estão vibrando sem parar. Essa vibração aumenta e diminui de acordo com a temperatura da água. Vamos comprovar isso com um experimento?

É claro que, sem equipamentos especiais, não é possível ver as moléculas vibrarem, mas, com materiais simples e que você tem em casa, vamos ver o efeito dessa vibração em diferentes temperaturas.

(Foto: Carol VanHook / Flickr / CC BY-NC-SA 2.0)

Você vai precisar de:

– Dois copos de vidro iguais
– Água gelada
– Água morna
– Corante de alimentos

Coloque os dois copos em cima de uma superfície fixa – uma mesa ou mesmo o chão. Depois, encha um dos copos com água gelada e outro com água morna. Atenção: os dois copos devem ter a mesma quantidade de água.

Aproxime o pote de corante de alimentos da água e, devagar, pingue uma gotinha em cada copo. Tome cuidado para que a gota não cause muita movimentação – para isso, uma dica é aproximar bem o pote de corante da superfície da água, com cuidado para não tocá-la.

Agora você precisa esperar. Aproveite para ler a última edição da CHC!

Meia hora depois, volte para observar seus copos. Há alguma diferença entre eles? Qual?

Matéria publicada em 27.07.2012

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!