O mistério das estrelas

Você já se perguntou por que as estrelas piscam? Pois a leitora Eduarda Cintra já! Para tirar essa dúvida, fui conversar com o astrônomo Jaime Villas da Rocha, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, e ele me contou que, na verdade, o pisca-pisca das estrelas é pura ilusão, causada pela atmosfera da Terra, aquela camada gasosa que envolve o nosso planeta.

“Antes de podermos vê-los, os poucos raios de luz que nos chegam das estrelas atingem a atmosfera e sofrem variações no caminho que percorrem, dando a impressão de que as estrelas estão piscando”, explica. “Já os planetas que orbitam o Sol e que são visíveis a olho nu aqui da Terra em geral não cintilam”.

Estrelas

(Foto: Nasa / ESA)

Para aproveitar o bate-papo, falei com Jaime sobre outra pergunta enviada pelo Gabriel Teixeira, que quer saber por que não vemos estrelas no céu durante o dia. Mais uma vez, a atmosfera é a grande responsável. “Durante o dia, quando os raios do Sol batem na atmosfera da Terra, eles se espalham e ofuscam a luz das outras estrelas, tornando impossível vê-las”, conta o astrônomo.

Quando astronautas visitaram a Lua, conseguiram olhar para o céu – mesmo durante o dia – e ver tanto o brilho do Sol quanto o das outras estrelas. “Isso só foi possível porque a Lua não tem atmosfera”, disse Jaime. Imagine como o céu deve ser bonito quando visto lá de cima!

Matéria publicada em 12.12.2012

COMENTÁRIOS

  • Willian da Conceição de Jesus Junior

    Mas e se o gás da terra não existise?

    Publicado em 13 de agosto de 2021 Responder

  • Juliana

    Gostei muito

    Publicado em 27 de agosto de 2021 Responder

  • Willian da Conceição de Jesus Junior

    Chato pa caramba aff mano

    Publicado em 1 de setembro de 2021 Responder

Envie um comentário

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!