O menor motor do mundo

Você já deve ter visto um motor de carro e sabe que ele não é nada pequeno. Mas agora imagine um motor do tamanho de uma molécula! Pois foi essa a escala que um grupo de pesquisadores da Universidade Tufts, nos Estados Unidos, usou para criar o menor motor do mundo movido à eletricidade. O dispositivo tem apenas um nanômetro, ou seja, é 60 mil vezes menor do que um grão de areia.

Para criar a engenhoca, os cientistas usaram o composto químico sulfeto de metil-butila – uma substância presente em bebidas como o vinho. Cada molécula dele é formada por átomos de carbono, hidrogênio e enxofre.

Os cientistas colocam a molécula sobre uma superfície de cobre e, com a ponta de um microscópio, fornecem um pouco de energia. A eletricidade passa pela molécula, que sacode e começa a girar.

Os inventores pretendem inscrever sua criação no Livro dos Recordes e a novidade pode ser usada no futuro em aparelhos cirúrgicos ou até em celulares!

Já imaginou uma molécula transformada em motor? Pois isso já é realidade (Imagem: Nature Nanotechnology)