Na ponta do seu dedo mindinho…

Um sapo que cabe no meio de uma moeda de dez centavos. Parece impossível? Bem, prepare-se para se surpreender. Foi descoberta, na Papua Nova Guiné, uma nova espécie chamada Paedophryne amauensis. Considerado o menor vertebrado do mundo, o sapo tem, em média, 7,7 milímetros.

Menor sapo do mundo sobre uma pequena moeda

O menor sapinho do mundo é tão pequeno que cabe no meio de uma moeda de dez centavos (Foto: Christopher Austin)

O animal vive entre as folhas mortas que se acumulam no chão das florestas tropicais. Ele dorme de dia, só sai à noite e se alimenta de pequenos invertebrados.

Você deve estar pensando: como os cientistas conseguiram encontrar um bicho tão pequeno no meio da floresta? Os sapos machos coaxam, ou seja, emitem sons para atrair as fêmeas. “Ouvimos um barulho na floresta que parecia ser de um inseto. Quando fomos investigar, descobrimos que se tratava do coaxar desse sapo”, conta o biólogo Christopher Austin.

Ficou curioso para ouvir o sapinho? Clique abaixo (Crédito do áudio: Christopher Austin).

 

Matéria publicada em 12.01.2012

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!