Os museus são repletos de histórias e o Museu Nacional, no Rio de janeiro, não é diferente. Entre múmias, fósseis de dinossauros, meteoritos e móveis coloniais se escondem contos e fábulas superinteressantes. Duvida?
Então aqui vai uma dica: alunos da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro fizeram uma série de desenhos animados para contar essas histórias. Entre os temas, está a vida da Imperatriz Leopoldina, esposa de Dom Pedro I. Apesar de ser uma princesa vinda Europa, Leopoldina não queria saber de frescuras e andava a cavalo como os homens da época, além de adorar coletar plantas e estudá-las. Os diários dela guardam ainda outros segredos que você pode ler aqui na CHC Online.
Quem também ganhou uma animação foi a cantora egípcia Sha-Amun-En-Su, que hoje descansa como múmia no museu. E não ficou de fora uma das estrelas do Museu Nacional: o Bendegó, maior meteorito que já caiu no Brasil. Mas o meu desenho favorito é o do Sam e do Max, ou melhor, do Santana raptor e do Maxakalissauro, dois amigos dinossauros que viram de perto o fim de sua Era. Confira: