Mistério no café da manhã!

Zzzzzzzz. Na cama fofa, Rex dorme tranqüilamente e nem sonha que o seu descanso está prestes a acabar! De repente, um barulho surge no quarto, o dinossauro pula do colchão e acorda assustado! Será que há um monstro dentro do armário? Embaixo da cama? Atrás da cortina? O barulho se repete! E Rex nota que vem… da sua barriga! Ufa! É apenas um aviso de que é hora de tomar café!

Quando chega à cozinha, Rex vê que, na mesa, há tudo o que ele gosta: leite, biscoito, bolo, manteiga e frutas. E o dinossauro decide começar a primeira refeição do dia comendo uma fruta. Parte uma maçã ao meio, mas ao ver os biscoitos, muda de idéia! “Primeiro ataco as rosquinhas e deixo a maçã por último”, pensa.

Depois de passar quase uma hora comendo biscoitos e bebendo leite, a barriga de Rex está quase explodindo! Mas o dinossauro, guloso, ainda quer comer a maçã que havia cortado. Ao olhar para a fruta, porém, Rex leva um susto: ela está marrom!

O dinossauro coça o queixo e fica encucado: por que a maçã escureceu? Será que ele poderia ter evitado que ela ficasse assim? Tantas dúvidas levam Rex ao seu laboratório secreto para fazer mais um experimento! Quer acompanhá-lo? Então, saiba que você precisa apenas de uma maçã e de uma pastilha de vitamina C. A vitamina C pode ser efervescente (ou seja, daquele tipo que colocamos na água para tomar) ou não. Se você não a tiver em casa, sem problema: use um limão em seu lugar. O limão também contém vitamina C. Depois, faça como o Rex:


1. Peça a um adulto que corte a maçã ao meio para você;

2. Se a pastilha de vitamina C for efervescente, coloque-a na água. Caso não seja, triture-a bem. Se você preferir usar o limão, peça a um adulto para também cortá-lo ao meio;

3. Em seguida, pegue uma das metades da maçã e espalhe a vitamina C ou esprema o limão sobre ela;


4. Coloque as duas metades da maçã ao ar livre por uma hora; observe a cor de cada metade.

A metade da maçã em que não foi passada vitamina C ou o caldo do limão ficou marrom. Já a que recebeu vitamina C ou caldo do limão permaneceu com a mesma cor. Por quê? Quando descascamos frutas como maçãs, pêras e bananas, o que fazemos é causar a ruptura de suas células, as pequenas unidades que as formam. O mesmo ocorre quando elas são machucadas por alguma pancada ou partidas ao meio.


Dentro das células da maçã, há um tipo de proteína — substância que existe nos animais, vegetais e em todos os seres que têm vida — chamada enzima. Quando cortamos as frutas, as enzimas saem das células. Elas entram, então, em contato com compostos químicos que existem fora das células. Com a ajuda das enzimas, esses compostos unem-se oxigênio do ar. Por isso, a maçã escurece.

A vitamina C em pastilha ou do limão previne o escurecimento da fruta por dois motivos. Ela entra em contato com o oxigênio antes dos compostos químicos da maçã. E impede, ainda, a ação das enzimas!

Atenção!
Depois de fazer este experimento, lave bem as mãos!

Matéria publicada em 15.04.2010

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Redação

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!