Mágica para os olhos

Rex chegou em casa anunciando um show de mágica. Pôs Diná e Zíper sentados no sofá, colocou uma música de suspense ao fundo e começou a apresentação.

– O que vocês estão vendo aqui? – perguntou, com um pedaço de cartolina na mão.

– Um peixe! – respondeu a platéia.

– E agora? – Rex perguntou novamente, virando a cartolina.

– Um aquário!

– Pois se preparem. Sem usar outro papel nem caneta, vou colocar o peixinho dentro do aquário!

E não é que ele conseguiu? Todos ficaram admirados. Mas não pense você que se trata de um truque complicado, não. É fácil! Quer aprender como se faz? Vamos lá. Você vai precisar de: 1 elástico comum cortado ao meio; 1 pedaço de cartolina de mais ou menos 6 centímetros x 10 centímetros; 1 tesoura; lápis ou caneta para desenhar.



Mãos à obra!

1. Em um lado da cartolina, desenhe um pequeno peixe e, no verso, desenhe um grande aquário.

2. Com a tesoura, faça um furo em cada lado da cartolina. Passe por eles os pedaços do elástico e dê um nó, formando duas pequenas alças.

3. Gire as alças entre os dedos, fazendo com que o pedaço de cartolina gire também. O que você vê? O peixe dentro do aquário.

A mágica anunciada por Rex é, na verdade, ilusão de ótica. Isso acontece porque os nossos olhos têm a capacidade de reter uma imagem por algumas frações de segundo depois que param de olhá-la. Como as duas figuras (o peixe e o aquário) ficam se revezando muito rápido, vemos as duas o tempo todo!

     

Matéria publicada em 02.03.2010

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Redação

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!