Mágica no olhar

Vamos construir um taumatrópio? Calma, não enrole a língua! Essa palavra complicada significa “que se transforma em algo maravilhoso”. E é isso que vamos fazer: um brinquedo incrível que vai enganar a sua visão! Até parece mágica!

Você vai precisar de:
– uma cartolina;
– um elástico ou barbante;
– tesoura sem ponta;
– lápis.

Como fazer:
Recorte um círculo na cartolina. Faça dois furos em dois lados opostos do círculo e amarre um elástico ou barbante em cada furo. Agora, use a imaginação para criar uma cena curta em que um objeto apareça do nada. Pode ser um passarinho aparecendo numa gaiola (como no nosso exemplo), um par de óculos surgindo em um rosto, uma peruca em uma careca. O que você quiser! De um lado, você vai desenhar o cenário; do outro, o objeto que surgirá. Importante: os desenhos devem estar em posições contrárias, ou seja, um deles deve ficar de cabeça para baixo.

Pronto, é só enrolar a cordinha, puxar e… As duas imagens de fundem diante de seus olhos!

Por que isso acontece?
Por incrível que pareça, é uma reação química que faz a gente ver! No fundo do nosso olho fica a retina, que é onde se formam as imagens e onde há células sensíveis à luz. Quando a luz bate nessas células, ocorre uma reação química, produzindo um sinal que é transmitido até o cérebro, onde é então traduzido na imagem que vemos. Essa reação demora uma fração de segundos (entre 1/10 e 1/17 de segundos). Portanto, as imagens permanecem na retina durante um certo tempo antes de darem lugar às imagens seguintes. Como o taumatrópio gira rapidamente, o desenho de um lado surge antes do desenho do outro lado “sumir” da retina. Assim, a nossa retina vê os dois desenhos como sendo um só.

Matéria publicada em 29.06.2010

COMENTÁRIOS

  • ANA

    Wow ADOREREI

    Publicado em 28 de junho de 2021 Responder

  • Ana

    ☺️

    Publicado em 28 de junho de 2021 Responder

Envie um comentário

Redação

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!