Macaco quer banana?

Se você trabalhasse em um zoológico e tivesse que alimentar os macacos, o que escolheria para dar de almoço a eles? Aposto que respondeu: banana! É que eles adoram a fruta! Mas por quê? Essa foi a pergunta da Vitória Felipe, lá de Santa Bárbara D’Oeste, em São Paulo.

(Foto: Shawn Allen / Flickr / CC BY 2.0)

Para achar a resposta, conversei com a ecóloga Leila Pessoa, do Instituto de Biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ela me contou que os macacos são animais frugívoros, ou seja, se alimentam de frutas, por isso gostam tanto de bananas!

Mas se engana quem pensa que bananas são seu prato favorito. “O hábito de o homem alimentar outras espécies é que acostumou os macacos a terem acesso fácil à comida, principalmente às bananas, que são baratas. Mas poderia ser outra fruta”, explica Leila.

Por exemplo, na natureza, existem macacos que adoram frutas das árvores do gênero Zanthoxylum, que costumam ser bastante apimentadas. Aposto que você não imaginava que macacos pudessem gostar de comidas picantes!

Matéria publicada em 20.02.2013

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!