Luz, câmera… Experimento!

É tão legal navegar pela internet à procura de novas descobertas sobre ciência, não acha? Em uma de minhas aventuras virtuais, conheci um canal no site YouTube chamado Experiências Getulianas, com vídeos divertidos sobre química, física e outros assuntos.

(foto: reprodução)

(foto: reprodução)

Os vídeos são apresentados pelo professor Silvester Dias, do Colégio Estadual Getúlio Vargas, em Curitiba, e mostram a ciência de uma maneira divertida e bem fácil de entender. Silvester conta que tudo começou quando ele desafiou seus alunos a construir um mini gerador de energia.

“Os estudantes ficaram tão empolgados que documentei em vídeos”, conta o professor. “Então, resolvemos expandir essa ideia para toda a escola, com a ajuda de outros professores, criando vídeos totalmente diferentes de uma sala de aula, sobre diversos temas!”.

Não demorou muito para os vídeos virarem um sucesso tanto na escola em que surgiu quanto em outros colégios. “Convidamos nossos alunos a participarem também da escolha dos temas e da produção dos vídeos” comenta Silvester. “Nosso objetivo é despertar interesse nos estudantes e provar que a ciência pode ser divertida”.

Um dos vídeos mais interessantes é o “Leite Psicodélico”. Nele, Silvester adiciona corantes a um prato cheio de leite para formar uma mistura de cores incrível – que fica ainda melhor quando ele pinga gotas de detergente e faz as cores se moverem de um lado para o outro! Confira mais experiências no canal no YouTube!

Matéria publicada em 28.11.2014

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!