Lente de som?!!

Sabia que sem isqueiro e sem fósforo é possível queimar papel? Basta ter uma lupa e um dia ensolarado! Aí, posiciona-se a lupa, de modo que ela receba a luz do Sol. Os raios se concentrarão num só ponto, o chamado foco da lente. Colocando-se o papel sob o foco, ele começará a soltar uma fumacinha…

Agora, sabia que é possível fazer uma lente de som? Isso mesmo! A lente de som tem os mesmos princípios de uma lente comum, sendo que no seu foco ela concentra som em vez de luz. Quer experimentar construir uma dessas? Então, pegue um balão de gás, uma garrafa de refrigerante de dois litros cheia e siga os passos:



1.Destampe a garrafa e encaixe o balão no gargalo.

2.Movimente a garrafa em círculos, como mostra a figura ao lado.

3.Caso o refrigerante entre no balão, espere-o escorrer de volta para a garrafa e comece a movimentá-la de novo, até o balão ficar cheio.

4.Por fim, dê um nó no balão para o gás não escapar e… está pronta a sua lente de som!


O gás contido no refrigerante, responsável por encher o balão (a sua lente de som), é o gás carbônico (ou dióxido de carbono), que nós também expiramos. Dito isso, está na hora de testar a sua lente de som! Primeiro, deslize suavemente o dedo indicador sobre o polegar a dois ou três palmos do ouvido. Você escuta alguma coisa? Depois, coloque o balão entre a sua mão (fonte de som) e o seu ouvido, como na figura do alto da página. A lente de som realmente funciona? E como sabemos que essa lente tem foco? Primeiro, porque o som muda a sua direção de propagação quando passa de um meio para outro, no qual a velocidade do som é diferente – e a velocidade do som no gás carbônico é menor do que no ar. No caso da luz, isto é mais fácil de perceber: basta colocar uma faca em um copo com água e veremos que ela parece torta. Além disso, o balão é curvo, como as lentes de lupas e de óculos. O próprio copo com água pode ser considerado uma lente: coloque o dedo atrás do copo e veja como ele “engorda”! Enfim, o fato de a lente ser curva faz com que a luz ou o som se concentre num ponto: o foco!