Jogo de bola

Bolas de basquete, futebol, vôlei, tênis. Você já deve ter notado que todas elas quicam, cada uma do seu jeito e de acordo com o seu estado. Uma bola mais murcha, por exemplo, não vai quicar tanto quanto uma bem cheia, certo? Esses e outros fatores podem influenciar o quique da bola. Neste experimento, você pode investigar alguns!

(Foto: Sara Fasullo / Flickr / CC BY-NC-ND 2.0)

(Foto: Sara Fasullo / Flickr / CC BY-NC-ND 2.0)

Você vai precisar de:
* Três copos ou vasilhas
* Três bolas do tipo pula-pula
* Água
* Fita crepe ou etiqueta adesiva
* Caneta

O primeiro passo é identificar os copos ou vasilhas. Corte a fica crepe em três pedaços e escreva: “Água quente”, “Água gelada” e “Água em temperatura ambiente”. Cole em cada um dos recipientes.

Agora, encha cada um deles mais ou menos até a metade, de acordo com o que está escrito na etiqueta. A água gelada deve ser bem gelada, viu? E a água quente, bem quente – peça a ajuda de um adulto para esquentá-la e fazer o experimento com você.

Coloque uma bola em cada um dos copos. Marque dois minutos no relógio e é hora de brincar! Experimente quicar cada uma delas no chão. Atenção: para manusear a bola que está na água quente, use um pegador de macarrão ou pinça.

E aí, notou alguma diferença? Conte pra gente nos comentários!

Para deixar o experimento ainda mais curioso, use diferentes tipos de bola e veja se o resultado é parecido.

Matéria publicada em 31.05.2013

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Zíper

Gosto de zanzar por aí à procura de novidades interessantes do mundo da ciência. Adoro bancar o cientista e realizar os experimentos mais malucos!

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!