Grude gelado

Nesse calor, nada melhor do que colocar umas pedras de gelo no suco, concorda? Mas por que será que muitas vezes, quando seguramos os cubinhos congelados, eles ficam grudados na ponta dos nossos dedos? A dúvida é do leitor João Mendes Neto Gomes, e me deixou intrigado!

(foto: Lira / Flickr / <a href=http://creativecommons.org/licenses/by-nd/2.0/deed.pt>CC BY-ND 2.0</a>)

(foto: Lira / Flickr / CC BY-ND 2.0)

Para entender esse processo, é preciso compreender uma das leis da física, segundo a qual todos os corpos em contato tentam chegar a um equilíbrio de temperaturas. “A chamada lei zero da termodinâmica prevê que, quando dois corpos entram em contato, eles atingem o equilíbrio a uma temperatura intermediária, a mesma para os dois”, explica Belita Koiller, física da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em outras palavras, a temperatura do objeto mais frio aumenta e a do outro, mais quente,  diminui, até que os dois estejam à mesma temperatura.

Se nossas mãos estão hidratadas, é normal que elas tenham certa umidade, ou seja, que exista uma fina camada de moléculas de água, invisível para os nossos olhos, na superfície delas. Essa umidade, quando entra em contato com a pedra de gelo (que está a uma temperatura abaixo de zero grau Celsius), tem sua temperatura reduzida quando entra em equilíbrio com o gelo. Se chegar a uma temperatura ainda abaixo de zero, congela também.

“Essa camada de água congelada continua ligada às nossas mãos, mas também está fortemente ligada à pedra de gelo, pois elas se fundem formando apenas um corpo. E é por isso que o gelo gruda”, conclui Belita.

Outra parte de nosso corpo que vive grudando em pedras de gelo (e também nos picolés) é a língua – pelo mesmo motivo que as mãos. A diferença é que, na língua, existe muito mais umidade e, por isso, o gelo gruda com mais facilidade.

Hora do experimento!
Para comprovar o que acabamos de ler, você pode fazer um experimento simples em casa. Primeiro, lave as mãos, sem enxugar. Pegue uma pedra de gelo no congelador e você verá que ela irá colar nos seus dedos com facilidade. Em seguida, enxugue bem as mãos e, com a ajuda de um adulto, passe com cuidado um pouco de álcool nelas. Agora, experimente pegar novamente as pedras de gelo. Você verá que elas não irão mais grudar! Por quê? Reflita e discuta sua resposta com os amigos!

Matéria publicada em 14.03.2014

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!