Grande desafio para pequenos cientistas

Não pense que foi fácil descobrir petróleo na camada de pré-sal, uma faixa de rochas que existe no fundo do mar, capaz de gerar e acumular esse óleo no subsolo do litoral brasileiro. Mas superado esse desafio, surgiu um ainda maior: como extraí-lo! Por isso, o Museu Exploratório de Ciências da Universidade Estadual de Campinas está à procura de soluções para esse problema e conta com suas ideias para isso. Na quarta edição do Grande Desafio, evento criado pelo museu, a proposta é que você planeje, construa e opere uma engenhoca capaz de extrair petróleo das camadas do pré-sal.

Pode ser algo simples ou bem elaborado. Tudo vai depender da criatividade da sua equipe, que deve ter entre dois e seis participantes, e também da categoria que vocês se inscreverem: Fundamental I (sexto e sétimos anos), Fundamental II (oitavo e nono anos), Ensino Médio e Categoria Livre.

As equipes serão avaliadas com base nos critérios criatividade, apresentação, desempenho e processo de desenvolvimento. Já a premiação acontece nas categorias ‘Solução mais criativa’, ‘Melhor trabalho em equipe’, ‘Melhor desempenho’, ‘Melhor solução’ e ‘Super Solução’. Além de outros, como os divertidos ‘Caracterização da equipe’, ‘Torcida mais animada’ e ‘Equipe Comunitária’.

Além de botar a cuca para funcionar, o desafio promete boas recompensas aos vencedores. Só para ter uma ideia, em 2009, a equipe vencedora da categoria ‘Super Solução’ recebeu não só vários livros e kits de ciência, mas também a chance de batizar um asteroide! Isso mesmo! O asteróide XD 96 nº 15453, descoberto pelo astrofísico venezuelano Orlando Naranjo, passou a ser chamado carinhosamente de ‘Brasileirinhos’, graças à escolha do grupo.

Este ano, o prêmio ainda é surpresa. Mas eu não tenho dúvidas de que valerá a pena participar! Basta preencher o formulário que está disponível na internet. Até o dia 16 de maio, o preço da inscrição é de 10 reais para equipes de escolas públicas; 30 para equipes de escolas particulares e 15 para equipes livres. De 17 de maio até 13 de junho, os preços serão 30, 60 e 45 reais, respectivamente.

Matéria publicada em 12.05.2010

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!