Gelo que cai do céu

Adoro verão! Muito sol, calor, tudo de bom… O problema é quando chove. No verão, quando chove, chove para valer, já reparou? Às vezes, chega até a cair granizo – pequenas pedrinhas de gelo que fazem uma barulheira danada ao se chocarem com as janelas ou com os carros.

No fenômeno conhecido como chuva de granizo, pedrinhas de gelo caem do céu. É uma barulheira danada! (Foto: Wikimedia Commons)

No fenômeno conhecido como chuva de granizo, pedrinhas de gelo caem do céu. É uma barulheira danada! (Foto: Wikimedia Commons)

Curiosa com o fenômeno, a leitora Ludimila Correia nos perguntou por que em alguns lugares chove granizo. E eu fui procurar a resposta…

Quem me ajudou foi o físico Waldenio Almeida, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Ele me explicou que as pequenas gotas de água presentes nas nuvens congelam se a temperatura lá em cima estiver muito baixa. Essas gotinhas congeladas vão crescendo aos poucos, até ficarem mais pesadas do que o ar e caírem.

Até aí, tudo normal. Mas, se as tais gotas congeladas de ar ficam impedidas de cair pela ação de fortes correntes de ar, passam novamente pelas nuvens, juntando mais gotículas de água congelada. Ou seja, continuam a crescer e crescer, até ficarem bem maiores e caírem em forma de granizo.

No vídeo abaixo, entenda melhor o fenômeno:

Algumas regiões têm condições atmosféricas mais favoráveis que outras para a formação de chuva de granizo. O fenômeno é menos frequente em áreas de litoral ou em áreas onde há maior concentração de aerossóis – pequenas partículas de poeira, fumaça, poluentes ou outras substâncias que ficam suspensas no ar. Nesses locais, é mais comum chover… água mesmo!

Matéria publicada em 12.02.2014

COMENTÁRIOS

  • Lucca Miranda Ribeiro Martins

    Eu sou estudante e adoro essa revista sei que essa postagem é antiga mas adoro comentar em todas

    Publicado em 7 de março de 2023 Responder

Envie um comentário

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!