Flutua ou afunda?


Está prestes a começar uma incrível competição: capaz de deixar muita gente surpresa diante do que vai ver! No comando, é preciso alguém com talento, por isso, escolhemos você. Em um recipiente com água, vamos pôr de cenoura a jaca, de bolinhas de papel alumínio amassado a uma tábua de cortar carne. Antes, porém, os competidores — seus pais, irmãos, amigos, vizinhos e quem mais aparecer — vão ter de responder: flutua ou afunda? Quem tiver mais acertos ganha o jogo! Já quem ficar na lanterninha irá ter certeza de que a ciência, realmente, é surpreendente!!!

Anote aí o material necessário: um abacate; uma cenoura; bolinhas de papel alumínio amassado; uma abobrinha; bolinhas de argila expandida (à venda em lojas de jardinagem); um pedaço de aroeira e outro de cedro ou de cerejeira (peça sobras em madeireiras ou em marcenarias); sementes de jaca; uma tábua de cortar carne de polietileno (material semelhante ao plástico); bolas de gude; moedas; uma jaca; folhas de papel e canetas para dar aos participantes; uma bacia grande e funda de plástico cheia de água (também serve porta-trecos, cestos etc. O importante é que o recipiente comporte água suficiente para cobrir com folga até a jaca. Mas, atenção: não o encha até a borda para evitar lambança!).

Vamos dar também uma dica para dar mais emoção à disputa: pese tudo o que será jogado na água, desde o abacate até a jaca, para que os participantes saibam seu peso!

Agora, podemos dar dar início à competição. Cada pessoa ganha uma folha de papel e uma caneta. Na frente, escreve “flutua”. No verso, “afunda”. Assim, para dar a resposta, basta mostrar um dos lados do papel. Diga o que será colocado na água, qual o seu peso e pergunte aos jogadores: flutua ou afunda? A seguir, ponha o material na água e veja o resultado, dando um ponto a quem acertou. Você pode colocar na água os materiais na ordem que quiser. Mas, em nome do suspense, deixe a jaca para o final!

No fim da atividade, explique por que algumas coisas flutuaram e outras afundaram, lendo a continuação deste texto: Desvendando o mistério . Some os pontos de cada jogador e declare o vencedor!!!

Matéria publicada em 03.03.2010

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Redação

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!