Física para apaixonados

Já viram no calendário? No dia 12 deste mês se celebra… o Dia dos Namorados! A Diná fez questão de me lembrar… por que será?  Ela me perguntou por que dizem por aí que os opostos se atraem. Eu, que não sou dinossauro bobo nem nada, disse logo que não há provas de que essa regra vale para todos que se apaixonam, mas, na ciência, ela funciona direitinho! E o nome do fenômeno por trás disso não é amor, mas magnetismo.

 

 

 

 

Para responder a dúvida da Diná, pedi ajuda a Alberto Passos Guimarães, pesquisador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF). Ele me explicou que alguns materiais têm características físicas especiais devido à organização dos átomos que os  formam. Essas características fazem com que eles sejam atraídos por outros objetos. É o que acontece com os ímãs!

A organização dos átomos que formam essas peças de aço faz com que elas tenham dois pólos: o norte, positivo, e o sul, negativo. Em volta desses pólos, forma-se um campo magnético. É como se, em volta dos ímãs, existisse uma força invisível que atrai outros ímãs e até outros objetos compostos por outros metais para perto deles.

 

Mas, atenção! Essa atração tem condições especiais para acontecer. “É preciso colocar o pólo sul de um ímã perto do pólo norte de outro. Eles se aproximam porque são de natureza diferente. Por isso é que se diz que os opostos se atraem”, explicou Alberto Passos Guimarães.

Entenderam?

Só não sei se a Diná vai achar essa resposta muito romântica…

Matéria publicada em 10.06.2011

COMENTÁRIOS

  • liz

    Adorei?

    Publicado em 22 de junho de 2022 Responder

Envie um comentário

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!