Fauna protegida

A maior parte da energia elétrica que chega a nossas casas é produzida em usinas hidrelétricas. Essas usinas têm grandes barragens que alagam enormes áreas de floresta ao redor dos rios. A maior do Brasil é a Itaipu, que fica em Foz do Iguaçu no Paraná e foi construída há mais de 20 anos.

Você deve se perguntar o que aconteceu com os animais que viviam na área alagada. Na época da criação da usina, uma equipe de biólogos saiu à caça deles para salvá-los da água. Alguns foram enviados para parques ambientais e zoológicos. Já para os mais velhinhos, que não iriam suportar grandes viagens, foi construído o Refúgio Biológico Bela Vista, na área próxima à usina.

[jj-ngg-jquery-slider gallery=”50″ html_id=”about-slider” width=”600″ height=”450″
center=”1″ effect=”fade” pausetime=”7000″ order=”sortorder” animspeed=”400″]

Hoje muitos dos bichos que estrearam o refúgio já morreram. Mas o local continua recebendo animais da região que precisam de cuidados e também animais vítimas do tráfego ilegal que são apreendidos pela polícia ambiental e encaminhados para lá. Os bichos que não conseguem se integrar à natureza novamente ficam morando no parque e os que se recuperam voltam para floresta.

Corujas, papagaios, antas, veados, porcos-do-mato, serpentes, jabutis e a formosa onça-pintada são algumas das mais de 50 espécies moradoras do refúgio que podem ser visitados pelo público.

Além dos animais, o visitante pode ainda conhecer a usina hidrelétrica por dentro com suas grandes turbinas. E se ficar até a noite tem a chance de assistir à iluminação da barragem acompanhada de música!

Refúgio Biológico Bela Vista
Avenida Tancredo Neves, 6702, Foz do Iguaçu, Paraná
Aberto todos os dias, exceto terça-feira
Passeios às 8h30, 10h, 14h30 e 15h30
Informações: 0800 645-4645

Matéria publicada em 29.11.2013

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!