Fábrica inusitada

Sacos de supermercado, garrafas de refrigerante, vasilhas e brinquedos são só alguns dos incontáveis objetos que podem ser feitos de plástico. E quem aí sabe qual é a matéria-prima desse material? Se alguém respondeu petróleo, acertou em parte…

Há um plástico diferente que é produzido por bactérias. Ele é biodegradável – ou seja, decompõe-se com grande facilidade, desaparecendo do meio ambiente em cerca de doze meses, tempo muito menor do que o plástico convencional, que pode levar centenas de anos para ser decomposto.

(ilustração: Marcelo Pacheco)

(ilustração: Marcelo Pacheco)

O plástico biodegradável é feito de polihidroxialcanoatos. O nome é tão difícil de pronunciar que os pesquisadores usam a sigla PHAs para facilitar. São moléculas produzidas por inúmeros microrganismos, entre eles, algumas bactérias. Elas produzem essas moléculas em seu interior na forma de grânulos e as utilizam como fonte energética. Manipulados pelos cientistas, os PHAs adquirem propriedades similares às do plástico convencional.

O plástico biodegradável tem muitas utilidades: pode ser usado na fabricação de embalagens para produtos de limpeza, higiene, cosméticos e medicamentos, entre outros. Na área médica, o bioplástico serve também para fazer fios de sutura, próteses ósseas e cápsulas – que, inseridas debaixo da pele, liberam gradualmente medicamentos na corrente sanguínea.

A grande vantagem do plástico biodegradável é reduzir a poluição do meio ambiente. Enquanto o plástico comum depende de uma fonte que pode acabar (o petróleo) e se acumula, sujando rios, lagos e terrenos, o bioplástico desaparece da natureza com rapidez e é produzido a partir de uma fonte que se desenvolve com facilidade (as bactérias). E aí, o que achou?

(Esta é uma reedição do texto publicado na CHC 207.)

Matéria publicada em 19.02.2014

COMENTÁRIOS

  • Anna Clara de souza perini

    Achei bem legal e interessante a matéria..

    Publicado em 23 de março de 2021 Responder

  • João Pedro

    Gostei muito é legal

    Publicado em 23 de março de 2021 Responder

  • enilecoj@gmail.com

    SOU PROFESSORA ADORO A CHC PELOS TEMAS ATUAIS .
    TRÁS CONTEÚDO QUE FACILITA UM VOCABULÁRIO DO DIA A DIA DA CRIANÇA.
    TRANSFORMA UMA AULA
    AGRADEÇO AS VÁRIAS REVISTAS QUE JÁ LI NA MINHAS AULAS.

    Publicado em 27 de julho de 2021 Responder

Envie um comentário

Ednéa Oliveira de Abreu

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!