Existem bactérias boas?

Sempre que ficamos doentes e fracos, a culpa cai sobre elas – as bactérias. Diante disso, nossa leitora Mariana Soares Moya Portes, de Guarulhos, São Paulo, quis saber: “Será que existem bactérias boas?”. Para surpresa de muitos que estão lendo a CHC Online, descobrimos que algumas delas podem ser, sim, úteis para os humanos.

Nem sempre as bactérias são as vilãs da história. É verdade que algumas causam doenças, mas outras podem nos ajudar de muitas formas (foto: Kirn et al / Wikimedia Commons)

Nem sempre as bactérias são as vilãs da história. É verdade que algumas causam doenças, mas outras podem nos ajudar de muitas formas (foto: Kirn et al / Wikimedia Commons)

Foi o que nos explicou a microbiologista Lucy Seldin, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Segundo ela, as bactérias podem ser usadas a favor do homem tanto para ele se alimentar, como para ficar saudável ou até mesmo para ajudar a salvar a nossa querida natureza, que a cada dia que passa está mais suja.

“Na nossa alimentação, elas são muito usadas para a produção de queijos, requeijões e iogurtes”, contou Lucy. “Além disso, muitos dos antibióticos que o homem utiliza para combater doenças são produzidos por bactérias. Na natureza, elas têm um papel muito importante, pois algumas podem ‘comer’ produtos que poluem o ambiente”.

Dentro do corpo humano, acredite, também existem bactérias que não fazem mal algum, e ainda podem nos trazer algumas vantagens. Um exemplo são os lactobacilos, que habitam nosso intestino e ajudam no bom funcionamento do sistema digestório. “Temos vários outros exemplos”, afirma Lucy. “Mas o importante é saber que nem sempre as bactérias são ruins para o homem, como a maioria das pessoas acredita”.