A leitora Vanessa Lavigne, de 10 anos, estava lavando as mãos quando surgiu uma dúvida daquelas: afinal, se o sabonete é colorido, por que será que a espuma é branca? Para descobrir, conversei com o farmacêutico Mário Politi, da Universidade de São Paulo.
Ele explicou que, quando misturamos água com sabonete, detergente ou qualquer tipo de sabão, formam-se pequenas bolhas. Quando a luz branca emitida pelo sol ou por uma lâmpada bate na bolha, ela se decompõe nas cores do arco-íris, que voltam para os nossos olhos. “Essas cores voltam para os nossos olhos na mesma velocidade e se misturam, formando a luz branca novamente, o que nos faz ver a espuma branca”, diz Mário.
Então, por que não vemos o sabonete branco quando a luz bate nele? Fácil! As propriedades físicas do sabonete são diferentes das da bolha e, quando a luz branca chega ao sabonete, apenas a cor do corante usado em sua composição retorna aos nossos olhos.
Agora, você que está sempre ligado na CHC também sabe que é possível, sim, fazer espuma colorida. Não fez ainda? Pois vá correndo conferir o experimento!