Enigma colorido

A leitora Vanessa Lavigne, de 10 anos, estava lavando as mãos quando surgiu uma dúvida daquelas: afinal, se o sabonete é colorido, por que será que a espuma é branca? Para descobrir, conversei com o farmacêutico Mário Politi, da Universidade de São Paulo.

As bolhas formadas pela mistura do sabonete com a água refletem a mistura das cores do arco-íris, fazendo com que vejamos a espuma branca (Foto: Manuel Quiroga / Flickr)

Ele explicou que, quando misturamos água com sabonete, detergente ou qualquer tipo de sabão, formam-se pequenas bolhas. Quando a luz branca emitida pelo sol ou por uma lâmpada bate na bolha, ela se decompõe nas cores do arco-íris, que voltam para os nossos olhos. “Essas cores voltam para os nossos olhos na mesma velocidade e se misturam, formando a luz branca novamente, o que nos faz ver a espuma branca”, diz Mário.

Então, por que não vemos o sabonete branco quando a luz bate nele? Fácil! As propriedades físicas do sabonete são diferentes das da bolha e, quando a luz branca chega ao sabonete, apenas a cor do corante usado em sua composição retorna aos nossos olhos.

Agora, você que está sempre ligado na CHC também sabe que é possível, sim, fazer espuma colorida. Não fez ainda? Pois vá correndo conferir o experimento!

Matéria publicada em 10.01.2013

COMENTÁRIOS

  • MIGUEL

    LEGAL, ACHEI INTERESSANTE .

    Publicado em 30 de junho de 2021 Responder

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!