Do lixo para a mesa

A cozinha é o laboratório da casa, o lugar onde fazemos grandes experimentos. É lá que frutas, legumes e verduras, combinados com outros ingredientes, podem virar bolos, biscoitos, sorvetes, entre outros pratos de dar água na boca. Mas aqui vai um desafio: você comeria bolo de casca de banana? Antes de torcer o nariz, saiba que cascas, talos e folhas são partes nutritivas de muitos vegetais e podem ser usadas no preparo de saborosas receitas.

Se você provar alguns pratos feitos com sobras sem saber do que se trata, provavelmente vai se lambuzar, de tão gostosos. Duvida? Então, aceita o desafio de preparar um bolo de casca de banana para comprovar? Se estivermos combinados, você pode começar criando uma nova rotina na cozinha da sua casa, perguntando sempre: Isso é lixo mesmo?

É que talos, folhas e cascas de frutas, por exemplo, podem muito bem ir para a panela em vez ir para o lixo. O aproveitamento integral dos alimentos, além de ser um hábito econômico, pode melhorar a qualidade nutricional do cardápio, reduzir o desperdício de alimentos e – oba! – tornar possível a criação de novas receitas.

Agora, chega de papo! Arregace as mangas e convide o adulto que mais gosta de cozinhar na sua família para ser o ser ajudante na cozinha (Lembre-se! Ele também deve ser o responsável pelo uso do fogo e do forno). Vocês vão preparar uma receita com ingredientes que antes seriam jogados no lixo. Diga não ao desperdício e mão na massa!

Bolo de casca de banana

Ingredientes:
– 4 cascas de banana;
– 2 ovos;
– 2 xícaras de leite;
– 2 colheres (sopa) de margarina;
– 3 xícaras de açúcar;
– 3 xícaras de farinha de rosca;
– 1 colher (sopa) de fermento em pó.

Bata as claras em neve e guarde-as na geladeira. Lave bem as cascas das bananas e bata-as no liquidificador com as gemas, o leite, a margarina e o açúcar. Despeje essa mistura em uma vasilha e acrescente a farinha de rosca, mexendo bem. Junte delicadamente as claras em neve e o fermento. Leve a mistura ao forno médio pré-aquecido em uma assadeira untada com margarina e farinha por 40 minutos.

Na cobertura:
– meia xícara de açúcar;
– uma xícara e meia de água;
– 4 bananas em rodelas;
– suco de meio limão

Derreta o açúcar em uma panela e junte a água, fazendo um caramelo. Acrescente as bananas em rodelas e o suco de limão. Tire o bolo do forno e cubra-o ainda quente.  Hummm!

 

Matéria publicada em 25.11.2009

COMENTÁRIOS

  • Silvana

    Adorei

    Publicado em 11 de junho de 2023 Responder

Envie um comentário

Viviam Campos

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!