Distância amigável

Sem ele, a vida na Terra não existiria do modo como a conhecemos. Galileu Galilei e Nicolau Copérnico elaboraram teorias científicas que revelaram detalhes sobre sua natureza. Alguma ideia? Estou falando do Sol, nossa estrela central! A leitora Ana Clara Soares nos perguntou como ele consegue esquentar nosso planeta mesmo a 150 milhões de quilômetros de distância. Você sabe responder?

O Sol está a uma distância média de 150 milhões de quilômetros da Terra (Foto: Wikimedia Commons/ Surge1223)

O Sol está a uma distância média de 150 milhões de quilômetros da Terra (Foto: Wikimedia Commons/ Surge1223)

Segundo o engenheiro Clezio De Nardin, cientista do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, não estamos nem muito perto e nem muito longe do Sol: a Terra está localizada em uma zona de conforto, perto da estrela o suficiente para não congelar, longe o bastante para não esquentar demais! E esse é o segredo.

Como outras estrelas, o Sol funciona de maneira parecida a uma usina de energia. O tempo todo, queima hidrogênio para transformá-lo em hélio, e essa queima gera uma radiação imensa, incluindo aquela responsável pelo calor. Para você ter uma ideia, na superfície do Sol a temperatura pode chegar a mais de 1 milhão de graus Celsius!

A radiação emitida pela estrela acaba chegando até os planetas que giram em torno do Sol e, como você sabe, a Terra é um deles. No aproveitamento dessa radiação, a atmosfera – camada gasosa que recobre nosso planeta – tem um papel fundamental. “Ela deixa passar os raios infravermelhos, responsáveis por esquentar a Terra, e protege o planeta de toda a radiação que não permitiria a vida por aqui”, afirma Clezio.

E aí, gostou da explicação?

Matéria publicada em 29.08.2013

COMENTÁRIOS

  • Iury

    Adorei a explicação,

    Publicado em 5 de março de 2021 Responder

  • Thiagosalim

    Eu gostei muito de aprender mais sobre o sol e sobre a atimosvera da terra

    Publicado em 27 de fevereiro de 2024 Responder

  • Thiagosalim

    Eu gostei muito de aprender mais sobre o sol e sobre a atimosvera da terra .Eu gostei de aprender sobre a radiação no sol

    Publicado em 27 de fevereiro de 2024 Responder

  • ANDRE

    porque o sol tem uma atmosfera ben quente que chega a 15 milhÕes de graus seusios ai que a luz do sol chega a terra

    Publicado em 27 de fevereiro de 2024 Responder

  • Cata

    Eu gostei da explicação, foi bem detalhado.

    Publicado em 1 de março de 2024 Responder

Envie um comentário

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!