Sem ele, a vida na Terra não existiria do modo como a conhecemos. Galileu Galilei e Nicolau Copérnico elaboraram teorias científicas que revelaram detalhes sobre sua natureza. Alguma ideia? Estou falando do Sol, nossa estrela central! A leitora Ana Clara Soares nos perguntou como ele consegue esquentar nosso planeta mesmo a 150 milhões de quilômetros de distância. Você sabe responder?
Segundo o engenheiro Clezio De Nardin, cientista do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, não estamos nem muito perto e nem muito longe do Sol: a Terra está localizada em uma zona de conforto, perto da estrela o suficiente para não congelar, longe o bastante para não esquentar demais! E esse é o segredo.
Como outras estrelas, o Sol funciona de maneira parecida a uma usina de energia. O tempo todo, queima hidrogênio para transformá-lo em hélio, e essa queima gera uma radiação imensa, incluindo aquela responsável pelo calor. Para você ter uma ideia, na superfície do Sol a temperatura pode chegar a mais de 1 milhão de graus Celsius!
A radiação emitida pela estrela acaba chegando até os planetas que giram em torno do Sol e, como você sabe, a Terra é um deles. No aproveitamento dessa radiação, a atmosfera – camada gasosa que recobre nosso planeta – tem um papel fundamental. “Ela deixa passar os raios infravermelhos, responsáveis por esquentar a Terra, e protege o planeta de toda a radiação que não permitiria a vida por aqui”, afirma Clezio.
E aí, gostou da explicação?