Delícia derretida

Todo mundo aqui na redação gosta de chocolate. Então, um dia, Rex trouxe barras de todos os tipos e tamanhos para toda a equipe. Foi uma alegria! Porém, quando fomos abri-las… que decepção! Boa parte estava derretida.

Enquanto todo mundo lambuzava os dedos para degustar o doce mesmo assim, eu já fui zanzar na nossa biblioteca para pesquisar por que os chocolates derretem, e encontrei este experimento que pode nos ajudar a entender. Quer fazer com a gente?

chocolate

(Foto: Romainhk / Wikimedia Commons)

Os materiais são:

* Barra de chocolate pequena;
* Dois pratos;
* Uma folha de papel alumínio;

Divida a barra em três pedaços. Separe duas das porções em pedaços menores e coloque cada uma em um prato. A terceira porção você come enquanto observa o experimento!

Embrulhe o conteúdo de um dos pratos em papel alumínio, deixando a parte brilhante do papel para fora. Em seguida, leve os dois pratos para um lugar onde bata sol e acompanhe o que acontece.

Qual foi o pedaço de chocolate que derreteu mais rápido? Por que você acha que isso aconteceu?

Matéria publicada em 03.10.2013

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Zíper

Gosto de zanzar por aí à procura de novidades interessantes do mundo da ciência. Adoro bancar o cientista e realizar os experimentos mais malucos!

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!