De onde vem e para onde vai?

Zeca e Mariana foram passear com o avô João. O passeio, porém, foi muito mais que um momento gostoso entre avô e netos: trouxe muita informação! Quer saber como? É só ler a cartilha O pensamento do ciclo de vida: uma história de descobertas, produzida pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).

Ela fala em “ciclo de vida” porque todo produto tem uma história, ou seja, começa com a retirada de matéria-prima na natureza, é produzido, transportado, distribuído e, depois de ser utilizado, é descartado. A publicação mostra que conhecer essas etapas é muito importante para tentar reduzir os impactos ambientais que ocorrem ao longo de todo o processo.

O destino dado ao lixo é um dos assuntos que estão presentes na cartilha. (Ilustração: Mauricio de Sousa Produções Ltda; retirada da cartilha O pensamento do ciclo de vida: uma história de descobertas)

Nas páginas da cartilha, você também vai encontrar desenhos da Turma da Mônica e figuras para colorir. O material é dividido em três partes: uma sobre meio ambiente, outra sobre o ciclo de vida dos produtos e uma última sobre os seis erres.

Três deles são bem conhecidos e você verá como eles também podem ser aplicados na fabricação de produtos: Reduzir, Reaproveitar e Reciclar. Os outros três – Repensar, Repor e Reparar – devem fazer parte do planejamento desses produtos.

A cartilha foi lançada durante a Rio+20. No início, ela será distribuída em escolas públicas do ensino fundamental, mas no segundo semestre deste ano, já deve estar disponível no site do Ibict.

Se você se interessou e gostaria que a cartilha chegasse à sua escola, pode pedir para o seu professor ou diretor entrar em contato com Nilce (nilce@ibict.br) e Celina (celina@ibict.br), ambas do Ibict.

Matéria publicada em 22.06.2012

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!