De gota em gota

Cheguei aqui na redação e vi o Rex e a Diná andando de um lado para o outro, muito agitados. O Rex perguntava a todos os repórteres se tinham moedas de diferentes valores, enquanto a Diná fazia a maior bagunça procurando não sei o quê. Perguntei para ela o que tanto procurava. “Um conta-gotas! Um conta-gotas!”, ela respondeu.

Na hora em que eu ia perguntar para que ela precisava disso, o Rex chegou com um monte de moedas. Parecia que tinha acabado de abrir um cofrinho! Foi então que ele me desafiou: “Zíper”, disse, “quantas gotas de água cabem em cima de uma dessas moedas?”

(Foto: Lucas Conrado)

Primeiro fiquei desconfiado, não entendia como ia colocar água em cima de uma moedinha sem molhar toda a mesa. Depois, tomei o conta-gotas nas mãos e topei o desafio. O resultado foi muito legal! Quer experimentar você também?

Vá pingando a água aos poucos, bem pertinho da moeda – e conte as gotas, é claro. Use moedas de tamanhos diferentes e veja quanta água cabe em cima delas sem transbordar. Você vai se surpreender!